Sarney toma posse no Instituto Histórico e Geográfico do DF

Publicado:

O ex-presidente da República José Sarney, 94 anos, tomou posse como acadêmico do Instituto Histórico e Geográfico do Distrito Federal.

Durante o evento privado que ocorreu na casa de Sarney, em Brasília, o ex-chefe do Executivo contou que foi o primeiro parlamentar a se mudar para a nova capital federal, em dezembro de 1959. Na época, viveu na SQS 105. “Passei 64 anos de minha vida em Brasília”, relatou.

O Instituto Histórico de Geográfico do DF tem objetivo de coletar e preservar materiais que preservam evolução de Brasília desde sua construção, através do estudo da geografia, genealogia e antropologia local.

Na cerimônia, o ex-chefe do Executivo federal também lembrou de momentos da transição da ditadura para a democracia. Sarney foi o primeiro presidente civil do Brasil após o regime militar, entre 1985 e 1990. Assumiu o cargo após o presidente eleito, Tancredo Neves, morrer antes da posse.

O evento ocorreu na residência do ex-presidente porque ele se recupera de uma queda grave na qual quebrou a clavícula, braço e costela.

No Instituto Histórico e Geográfico do DF, Sarney vai ocupar a cadeira 41, do patrono Josué Montello, escritor maranhense que era amigo do ex-presidente. Montello foi embaixador do Brasil na Unesco e atuou para conquistar o reconhecimento de Brasília como Patrimônio Cultural e Arquitetônico da Humanidade.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Bruno Reis participa de lançamento de plataforma para prevenção de desastres climáticos em Brasília

O prefeito Bruno Reis (União) esteve em Brasília para o lançamento da Plataforma Digital de Boas Práticas da Comissão de Adaptação Urbana e...

Tarifas de Trump são chocante agressão ao Brasil, diz Economist

Recentemente, a revista The Economist lançou um alerta poderoso, descrevendo as ações do ex-presidente dos EUA, Donald Trump, como uma “chocante agressão ao...

Área de R$ 1 milhão é declarada de interesse público para comunidade do Alto de Xangô no sudoeste baiano

Uma vasta área de mais de 111 mil metros quadrados, situada em Brumado, no sudoeste da Bahia, acaba de ser oficialmente declarada de...