Transição e segurança energética serão debatidas no II Congresso Brasileiro de Direito e Sustentabilidade

Publicado:

Transição e segurança energética são tema do segundo painel do II Congresso Brasileiro de Direito e Sustentabilidade, que acontece nos dias 16 e 17 de maio no Wish Hotel da Bahia, em Salvador, reunindo nomes de destaque nacional para dois dias de grandes debates. Evento tem como tema central “A equação do desenvolvimento, da preservação e da segurança jurídica”. As inscrições estão abertas e devem ser feitas no site oficial do evento: https://direitoesustentabilidade.com.br

 

O painel “Transição e segurança energética” terá mediação de Daniela Ferreira Marques, advogada da União e secretária adjunta de Infraestrutura da Secretaria Especial para Assuntos Jurídicos da Casa Civil da Presidência da República. Os palestrantes serão Adriano Pires, engenheiro, sócio-fundador e diretor do Centro Brasileiro de Infraestrutura (CBIE), que falará sobre “Transição energética à brasileira”; Julião Coelho, advogado, ex-diretor da Aneel, que abordará “Segurança energética, regulação e a pluralidade de matrizes”; e Luis Felipe Salomão Filho, advogado e engenheiro, ex-gerente-geral de produção do estaleiro de construção de submarinos para Marinha do Brasil e assistente técnico em processos que envolvem pontos controvertidos no campo da Engenharia, especialmente Naval e Óleo e Gás.

 

“Hoje o que se fala mais no Brasil e no mundo é sobre transição energética”, pontua Adriano Pires. Ele ressalta que essa  transição energética não é a primeira que ocorre. “Já teve transição energética da lenha para o carvão mineral, do carvão mineral para o petróleo, e agora essa nova transição energética que é mais complicada, porque ela está envolvendo política pública, as outras duas não, era uma questão só econômica e de eficiência energética”, afirma. 

 

Para Adriano, a política pública tem sido muito equivocada na maioria dos países que “demonizaram” o combustível fóssil. “E sem combustível fóssil, não tem transição energética, porque sem combustível fóssil você reduz a oferta de energia, isso gera a chamada inflação energética, aumenta juros, impede o crescimento econômico e reduz a renda das pessoas”, explica. 

 

“Então a gente tem que pensar de maneira mais holística a transição energética. E o Brasil mais ainda, porque nossa matriz elétrica, por exemplo, já é totalmente limpa, 87% da nossa matriz elétrica já é com fonte renovável. Mesmo na matriz transporte nos já estamos com 50% de energia renovável. Então a gente não tem que copiar mais ninguém, a gente tem que fazer a nossa transição energética que envolve ir atrás de segurança energética e segurança alimentar. O Brasil já está dando exemplo ao mundo e tem que dar mais ainda”, conclui.

 

Sucesso em sua primeira edição, no ano passado, o II Congresso Brasileiro de Direito e Sustentabilidade é uma realização conjunta da  ACB Sustentabilidade (Associação Comercial da Bahia) e do Ibrades (Instituto Brasileiro de Direito e Sustentabilidade e é coordenado pela advogada e vice-presidente de Sustentabilidade da ACB, Isabela Suarez, e pelo advogado, professor doutor e presidente do Ibrades, Georges Humbert. O evento já integra o calendário do setor como maior da área, sediado em Salvador. 

 

Nesta edição, o Congresso Brasileiro de Direito e Sustentabilidade contará com algumas novidades, como a sala paralela onde ocorrerão o Meeting de Práticas Sustentáveis e o Meeting Economia do Mar. Na sala principal acontecerão os grandes debates que já são a marca do evento, sobre temas que afetam o dia a dia do desenvolvimento do país, à luz dos gargalos jurídicos e das soluções sustentáveis. Serão dez painéis e quatro conferências magnas, compostos por autoridades dos Três Poderes, membros da comunidade científica, empresários, produtores rurais, advogados, membros do Ministério Público e representantes da Sociedade Civil, com abrangência nacional.

 

O ministro do Turismo, Celso Sabino, fará a conferência magna de abertura do II Congresso Brasileiro de Direito e Sustentabilidade. O ministro do Superior Tribunal de Justiça Afrânio Vilela fará a conferência de abertura do segundo dia do evento e o ministro Jorge Messias, advogado-geral da União, fará a conferência de encerramento. 

 

Estão também confirmados como palestrantes o secretário nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis, Pietro Mendes (DF); Adriano Pires (RJ), sócio-diretor do Centro Brasileiro de Infraestrutura (CBIE); Julião Coelho (DF), ex-diretor da ANEL; Luis Felipe Salomão Filho (DF), advogado;  Carminha Missio (BA), vice-presidente da FAEB;  Júlio Cézar Busato (BA), 1º vice-presidente do Instituto Pensar Agropecuária (IPA); Mariana Lisboa (BA), Head Global de Relações Corporativas da Suzano; Gracinha Caiado (GO), advogada e produtora rural;  Vladimir Passos de Freitas (PR), desembargador federal aposentado; Marcelo Buzaglo Dantas (SC), advogado; Ney Bello (DF), desembargador federal; Gabriel Wedy (RS), juiz federal; Luiz Viana Queiroz (BA), conselheiro federal da OAB; Luciano Pitta (BA), promotor de Justiça; Marcelo Costenaro Cavali (DF), advogado e consultor do Senado; Rosa Ramos (SP), presidente da CPDA-OAB; Gamil Föppel (BA), advogado, Isadora Chansky Cohen (PR), advogada; Flavio Jardim (DF), desembargador do TRF1; Roberta Jardim (SP), advogada; Pedro Niebuhr (SC), advogado e vice-presidente do Instituto de Direito Administrativo de Santa Catarina; Samanta Pineda (PR), advogada e vice-presidente do Ibrades; Luiz Fernando Bandeira de Mello Filho, membro do CNJ e ex-secretário geral do Senado (DF). Prof. Dr. Márcio Cammarosano (SP), advogado; Rinaldo Lima (RN), promotor auxiliar da Corregedoria do CNMP.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Mãe pega 40 anos por esquartejar filha e esconder corpo em geladeira

Em um caso impactante que abalou a sociedade, uma mãe foi condenada a 40 anos e 10 meses de prisão por um crime...

STF divulga nomes de candidatos a vaga de juízes no CNMP

O Supremo Tribunal Federal (STF) revelou os nomes dos magistrados que se inscreveram para a disputa de uma vaga no Conselho Nacional do...

Bicampeã olímpica do biatlo, Laura Dahlmeier morre aos 31 anos durante escalada no Paquistão

Uma tragédia devastadora nas montanhas do norte do Paquistão encerrou de forma abrupta a vida de Laura Dahlmeier, a renomada ex-atleta alemã, aos...