Com previsão de geada, Região Sul pode ter temperatura abaixo de 0ºC

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Após o enfraquecimento parcial do bloqueio atmosférico que atua sobre o país, em razão do avanço de uma frente fria, ao menos cinco capitais devem registrar a menor temperatura do ano nesta quarta-feira (15/5). O Sul é a região em que os termômetros devem ter os menores registros.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Porto Alegre (RS) deve ter mínima de 7°C nesta quarta. Em Florianópolis (SC), a previsão é de mínima de 12°C.  As baixas temperaturas previstas para esta quarta também aumentam o risco de geada no Sul do país.

Perigo

Os avisos de perigo abrangem o sul do Rio Grande do Sul e a Serra Gaúcha, além da divisa entre Rio Grande do Sul e Santa Catarina; Alertam para a o risco de perda de plantações, com temperatura mínima que deve variar entre 3ºC e 0ºC. Perigo potencial

Inclui todo o estado do Rio Grande do Sul e a parte sul de Santa Catarina; Nesses locais, há risco de perda das plantações, com temperatura mínima na casa dos 3ºC. A forte atuação da massa polar no Sul deve fazer com que o dia seja de Sol, com poucas nuvens. Não há previsão de chuva para esta quarta na região.

Recorde de temperaturas De acordo com o meteorologista da Climatempo, Vinícius Lucyrio, capitais do Sudeste, como São Paulo e Rio de Janeiro, devem ter quedas expressivas nas temperaturas, mas não são esperadas as menores marcas do ano. A capital paulista deve ter mínima de 16°C, enquanto na capital fluminense a mínima deve ficar na casa dos 18°C.

Vinícius destaca que em alguns pontos do sul do Rio Grande do Sul, além das serras gaúcha e catarinense, os termômetros podem registrar marcas abaixo de 0°C. Segundo ele, as capitais que devem ter recorde de menores temperaturas são: Porto Alegre, Florianópolis, Campo Grande, Cuiabá e Rio Branco.

Retorno das chuvas Com a passagem da frente fria, que tem gerado um alívio rápido do calor e a diminuição das chuvas no Rio Grande do Sul, a previsão é de que as temperaturas voltem a subir no Sudeste e no Centro-Oeste a partir desta quinta-feira (16/5).

Segundo o Climatempo, a chuva também volta a acontecer no Sul do país. Vinicius Lucyrio explica que a chuva retorna ao estado na quinta, mas a condição não deve ser tão extrema quanto a observada nos últimos dias. Os maiores acumulados devem ser registrados no norte do Rio Grande do Sul.

Os volumes de chuva devem ficar na média entre 60 e 100 milímetros no norte do estado. Na região de Porto Alegre, os acumulados devem ficar entre 30 e 50 milímetros.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

“Maconha de 5, pó de 10”: feira da droga lembra caso emblemático no RJ. Veja vídeo

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) desarticulou neste domingo (8/2) a chamada “feira da droga” em Samambaia Norte, na região de Brasília....

Piripoqueiras se unem para curtir Fuzuê desde 2018

As piripoqueiras se reuniram por mais um ano no circuito Orlando Tapajós, neste domingo (8), para o...

“Maconha de 5, pó de 10”: feira da droga lembra caso emblemático no RJ. Veja vídeo

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) deflagrou a Operação Ílion na manhã deste domingo (8/2) em Samambaia Norte, DF, desmantelando uma associação...