Alice Portugal e Lídice da Mata se reúnem com Bruno Reis para debater futuro do Centro de Referência de Atenção à Mulher

Publicado:

Uma reunião entre o prefeito de Salvador, Bruno Reis (União), e as deputadas federais Alice Portugal (PCdoB) e Lídice da Mata (PSB) ocorreu na manhã desta segunda-feira (20) para tratar do futuro do Centro de Referência de Atenção à Mulher Loreta Valadares, localizado nos Barris – que corre risco de fechamento -, e de outras políticas de proteção às mulheres. 

 

As duas deputadas fizeram parte do processo de implantação do Centro Loreta Valadares, inaugurado em 25 de novembro de 2005, Dia Internacional de Combate à Violência Contra a Mulher, que se tornou o primeiro em todo o Estado da Bahia.

 

“Assim que soube que o Centro Loreta Valadares corria o risco de encerrar as atividades, entrei em contato com Lídice e juntas encaminhamos um ofício ao prefeito, solicitando uma audiência com urgência, tendo em vista toda a importância desse equipamento da rede de proteção às vítimas de violência em nosso município”, afirmou Alice Portugal.

 

Acompanhadas de representantes do Fórum da Mulher, da diretora do Sindsaúde, Aladilce Souza, do vereador Augusto Vasconcelos (PCdoB) e de Roseli Oliveira do mandato Pretas Por Salvador, Alice e Lídice foram recebidas no gabinete do prefeito, que garantiu que vai atender as reivindicações do movimento.

 

“A principal preocupação dos movimentos feministas é a realocação do equipamento, que sairá do centro da cidade para a Casa da Mulher Brasileira, na Avenida Tancredo Neves”, disse a deputada Lídice da Mata. 

 

De acordo com Alice Portugal, o prefeito garantiu que até o final do ano vai implantar um 4º Centro de Referência de Atenção à Mulher em Salvador e que o centro continuará em funcionamento, inclusive com o mesmo nome, Loreta Valadares, apontado como precursora da luta pelos direitos da mulher na Bahia.

 

“As atividades da unidade vão acontecer temporariamente na Casa da Mulher Brasileira, na Av. Tancredo Neves, até que se consiga um outro imóvel adequado no centro da cidade, já que o prédio atual entrou em disputa judicial, após a morte do proprietário”, contou a deputado do PCdoB.

 

“Sugeri que esse outro centro leve o nome de Antônia Garcia, socióloga, militante do movimento negro e feminista, que nos deixou precocemente, em 2021. Segundo o prefeito, o equipamento receberá esse nome”, completou Alice Portugal. Também participaram do encontro o secretário de Governo, Cacá Leão,  e a Secretária de Política para Mulheres Infância e Juventude de Salvador, Fernanda Lordelo.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ex-presidente de Honduras deixa a prisão após indulto de Trump

Juan Orlando Hernández, ex-presidente de Honduras, deixou uma penitenciária nos Estados Unidos nesta segunda-feira, 1 de dezembro de 2025. Sua libertação ocorreu após...

Quem é ele? Polícia Civil divulga retrato de homem suspeito de assassinar empresário no Centro de Teixeira de Freitas

Teixeira de Freitas - Na última terça-feira (2), a Polícia Civil divulgou a imagem de um homem...

CPMI do INSS votará convocação de filho do presidente Lula

O presidente da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), senador Carlos Viana (Podemos-MG), anunciou nas redes...