BahiaInveste amplia prazo para análise do estudos de viabilidade técnica contratada para “Porto da Ford”; saiba mais

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O terminal portuário Miguel de Oliveira, chamado Porto da Ford, em Candeias, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), teve prazo para a conclusão dos estudos de viabilidade técnica, econômico-financeira, ambiental e jurídica do projeto de exploração ampliado. Programado para maio, a análise feita pela BahiaInvest agora terá prazo válido até o último dia de dezembro deste ano. 

 

A escolhida para implentar os estudos foi a empresa pública Infra S.A., antiga Valec. O valor total ajustado foi de R$ 584.749,66, buscando entender os investimentos para o terminal portuário e avaliar o potencial de mercado do modelo para exploração através do estado. Com isso, mesmo com a aquisição do espaço da Ford em Camaçari, na mesma região, a BYD procurou a cessão do porto, o que não foi atendido pelo governo.

 

Outro contrato foi firmado, porém, desta vez, para a prestação de serviços de engenharia ambiental. A escolhida pela BahiaInveste foi a Bourscheid Engenharia e Meio Ambiente LTDA. Divulgado no final de março, o contrato é de R$ 278,1 mil e visa fazer em seis meses a gestão ambiental da área assim como auxiliar na educação ambiental das comunidades do entorno do espaço.

 

O local é capaz de movimentar até 6 mil veículos e as rampas permitem a operação de dez caminhões cegonha de uma só vez, enquanto recebem navios de grande porte, com até 200 metros de comprimento.

 

ESPAÇO AMPLO

O Terminal Portuário Miguel de Oliveira foi construído visando o escoamento da produção do Complexo Industrial Ford Nordeste, ocupando dessa forma, uma área total de 360.833 m². Inaugurado em outubro de 2005, a infra-estrutura portuária desafogou o trânsito de carretas do centro urbano de Salvador, já que antes os embarques de veículos, eram realizados no terminal portuário de Salvador.

 

O espaço, na inauguração, era o único porto privativo da Ford no mundo opera hoje com produtividade de 150 a 180 carros/hora, acima da média mundial de 120 unidades/hora, sem gerar impacto ambiental e com registro zero de acidentes. 

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

VÍDEO: Homem morre após barra de supino cair sobre o tórax em academia de Olinda, em Pernambuco

Um homem de 55 anos morreu após ser atingido por uma barra de supino durante um treino na RW Academia, no bairro Jardim...

Cortina de pó: polícia acha droga mocada em varão e prende traficante

Polícia Civil de Goiás desmantela ponto de tráfico em Cristalina; 40 porções de cocaína são apreendidas A Polícia Civil do...

Músico é preso pela CAEMA suspeito de fazer “delivery” de drogas em Teixeira de Freitas

Teixeira de Freitas: um músico foi preso em flagrante na noite desta terça-feira (02), no...