Suspeito de integrar ‘Central de Fake News’ é alvo de operação na RMS

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Um homem suspeito de integrar ‘central de fake news’ com atuação no Rio Grande do Norte foi preso, nesta segunda-feira (27), após mandado de busca e apreensão cumprido em sua residência, no município de Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador. 

 

A ação ocorreu como parte do desdobramento da ‘Operação DesFarsa’, deflagrada pelo MP do Rio Grande do Norte contra esquema criminoso que, segundo as investigações, tem criado, disseminado e promovido falsas notícias sobre autoridades do RN. 

 

A prisão foi cumprida pelo Ministério Público estadual (MP-BA), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco). Na última quinta-feira (23), foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão em Natal, Parnamirim e Lagoa Salgada (RN), além de Garuva, em Santa Catarina. 

 

Segundo informações do MP-RN, as investigações teriam revelado esquema voltado à contratação dos serviços de postagens em perfis de redes sociais, que divulga fake news para coagir servidores públicos em suas atribuições funcionais e enfraquecer o prestígio de instituições públicas. 

 

As postagens de conteúdos falsos seriam realizadas em, pelo menos, seis perfis de redes sociais, uma delas com mais de 20 mil seguidores. O tipo de divulgação realizado se enquadra em crimes de calúnia, difamação, ameaça contra servidor público e coação no curso do processo, além da prática dos delitos de associação criminosa do tipo milícia digital, com vistas à manipulação da opinião pública.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Corpo de homem que trabalhava em obra do Minha Casa, Minha Vida é encontrado em Brumado

O corpo de um trabalhador de obras do programa Minha Casa, Minha Vida foi encontrado às margens...

Trump vai taxar países que negociarem com Irã. Brasil pode ser afetado

Trump impõe tarifa de 25% a países que negociam com o Irã; Brasil pode ser afetado Alex Wong/Getty...

Exclusivo: Exame confirma que vítima de feminicídio em Posto da Mata estava grávida de oito semanas

Nova Viçosa, BA - Laudos periciais confirmaram que Jéssica dos Santos Ferreira, 26 anos, estava grávida de oito semanas no momento do assassinato...