Eleitor ainda sem biometria cadastrada poderá votar neste ano; entenda

Publicado:

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O eleitor que possui título eleitoral e está com sua situação regular, mas não cadastrou a biometria, poderá votar normalmente nas eleições de outubro.

Esse tipo de identificação foi registrado para todos que tiraram o primeiro título de eleitor e aqueles que estavam irregulares (com o título cancelado, por exemplo) e ainda não tinham os dados cadastrados. A medida, segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), deve dar mais precisão ao reconhecimento do votante e evitar filas.

Só fica impedido de votar o eleitor que não tiver comparecido ao cartório eleitoral após convocação, pela Justiça Eleitoral, para revisão biométrica.

Segundo a corte, títulos emitidos em momento de suspensão da coleta biométrica, como na pandemia de Covid-19, precisavam ter realizado o cadastramento dos dados, podendo estar em situação de irregularidade.

Para saber se seu documento está cancelado ou se sua biometria já foi cadastrada, acesse a página do TSE ou do TRE (Tribunal Regional Eleitoral) do seu estado, clique na aba “Serviços” e faça a consulta em “Situação eleitoral”.

Também é possível verificar o dado a partir do aplicativo e-Título, disponível gratuitamente nas lojas dos sistemas iOS e Android.

O prazo para tirar ou regularizar o título de eleitor terminou na quarta-feira (8). Quem não realizou os procedimentos para votar nas eleições 2024 não poderá ir às urnas e só poderá normalizar sua situação após o pleito, ou seja, a partir de novembro.

Para evitar a perda de direitos como a emissão de passaporte, o ingresso em vagas de universidades ou em cargos públicos, ou até mesmo pedir empréstimo em bancos públicos, o eleitor deve pedir à Justiça Eleitoral uma certidão circunstanciada.

Quem não votou e não justificou apenas em 2022 pode votar em 2024 mesmo sem ter regularizado sua situação.

Leia Também: Perdeu prazo para tirar ou regularizar o título de eleitor? Saiba o que fazer

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Faustão: Secretaria de Saúde se manifesta sobre fila de transplante

Após receber dois transplantes em um intervalo de apenas dois dias, o apresentador Faustão gerou uma onda de questionamentos nas redes sociais sobre...

Nikolas Ferreira: “Moraes está cavando sua própria cova financeira”

Recentemente, o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) fez declarações contundentes sobre o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, sugerindo que...

COP30: em meio à crise de hospedagem, ONU convoca reunião com Brasil

A COP30, a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, se aproxima e Belém, no Pará, será o palco desse importante evento em...