Irmãos são acusados de roubo de milhões em criptomoedas em 12 segundos

Publicado:

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos acusou nesta quarta-feira dois irmãos de terem roubado 25 milhões de dólares (aproximadamente 23 milhões de euros) em criptomoedas “em 12 segundos”, utilizando uma técnica sofisticada e sem precedentes contra a ‘blockchain’ da Ethereum.

Os suspeitos são Anton e James Peraire Bueno, de 24 e 28 anos, que foram detidos na terça-feira. Ambos estudaram ciência da computação e matemática em uma “universidade de renome” e usaram suas habilidades para “explorar a integridade da ‘blockchain’ Ethereum”, conforme comunicado do Departamento de Justiça dos EUA. Os irmãos, que alegadamente planejaram o golpe ao longo de vários meses, modificaram o processo pelo qual as transações privadas dos usuários são validadas e adicionadas à ‘blockchain’ Ethereum, uma nova técnica que nunca havia sido mencionada em uma acusação criminal, destacou o Departamento de Justiça.

O procurador do distrito sul de Nova Iorque, Damian Williams, enfatizou que a atividade dos suspeitos “coloca em risco a própria integridade da ‘blockchain'”.

Após obter o dinheiro de maneira fraudulenta, os irmãos recusaram “pedidos para devolvê-lo” e tomaram medidas para ocultar suas identidades e esconder o assalto por meio de empresas de fachada e de múltiplas plataformas estrangeiras de troca de criptomoedas, conforme também destacou o sistema judiciário norte-americano.

Os Peraire Buenos, detidos em Boston e Nova Iorque, de acordo com o comunicado de imprensa, enfrentam penas de até 20 anos de prisão por cada um dos três crimes pelos quais são acusados, relacionados com fraude eletrônica e lavagem de dinheiro.
 
 

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Israel anuncia ‘pausa tática’ em partes de Gaza para permitir distribuição de ajuda

Neste domingo, 27 de julho de 2025, Israel anunciou uma "pausa tática" em suas operações militares em partes da Faixa de Gaza, com...

Presidente de Portugal pede ao Tribunal Constitucional que reveja endurecimento da política migratória

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, solicitou ao Tribunal Constitucional a revisão das novas medidas de rigidez na política migratória, especialmente...

Brasil deixa Aliança Internacional em Memória do Holocausto

O Brasil, sob a liderança do governo de Luis Inácio Lula da Silva, anunciou sua saída da Aliança Internacional para a Memória do...