Motorista vai responder por homicídio no acidente que tirou a vida de nove pessoas e deixou outras dezenove feridas em Teixeira de Freitas

Publicado:

A Polícia Civil de Teixeira de Freitas, através do Núcleo de Homicídios, concluiu as investigações sobre o acidente de ônibus ocorrido em 11 de abril na BR 101, próximo ao município de Teixeira de Freitas. O acidente resultou na morte de nove pessoas e deixou outras dezoito feridas.

O ônibus, que transportava 31 passageiros, a maioria idosos em uma excursão turística, partiu do Rio de Janeiro com destino a Porto Seguro. Os dois motoristas do veículo saíram ilesos do acidente.

Durante o interrogatório, o motorista alegou que o acidente foi causado por um veículo que fez uma ultrapassagem indevida, forçando-o a desviar para o acostamento. Segundo ele, o desvio levou à perda de controle do ônibus, que acabou caindo em uma canaleta fluvial e passando por cima de cocos na pista, resultando na instabilidade e posterior tombamento do veículo.

Teixeira de Freitas - Polícia Civil indicia motorista de ônibus que tombou na BR 101 deixando 09 mortos e 18 feridos

No entanto, as investigações revelaram que o motorista estava dirigindo em uma velocidade incompatível com o local e que não havia outro veículo realizando uma ultrapassagem no momento do acidente, contrariando sua versão dos fatos.

 

Foi verificado que o ônibus estava a mais de 110 km/h em uma área com quatro placas alertando para o risco da curva: “Curva com alto índice de acidentes,” “Curva perigosa a 300,” “Curva perigosa a 200,” e “Curva perigosa a 100.”

Duas testemunhas que viajavam logo atrás do ônibus confirmaram que o veículo estava em alta velocidade. O automóvel dessas testemunhas possuía um sistema de gravação em vídeo que registrou o ônibus segundos antes do acidente, demonstrando que não houve ultrapassagem indevida.

 

Poucas horas após o acidente, a Polícia Civil montou uma força-tarefa com todo o efetivo disponível para colher depoimentos dos sobreviventes, expedir guias para perícias, e tomar outras medidas de polícia judiciária. Além de lesões leves, houve casos de lesões graves e gravíssimas, incluindo amputação de braço e dedos.

Teixeira de Freitas - Polícia Civil indicia motorista de ônibus que tombou na BR 101 deixando 09 mortos e 18 feridos

Diante das evidências, o motorista do ônibus foi indiciado por nove homicídios culposos, com a causa de aumento prevista no inciso IV do §1º do Art. 302 do Código de Trânsito Brasileiro, e dezoito lesões corporais no trânsito, conforme o Art. 303 do mesmo código, crimes em concurso formal segundo o Art. 70 do Código Penal Brasileiro.

Foi apurado que o motorista substituto estava dormindo no momento do acidente, e por isso, não foi indiciado.

Os fatos foram investigados no Inquérito nº 20428/2020, que foi encaminhado ao Poder Judiciário em 27/05/2024 e distribuído eletronicamente para a 1ª Vara Criminal da Comarca de Teixeira de Freitas, com o indiciamento do motorista por homicídio conforme especificado.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Fugitivo da UPA é identificado em novo furto de moto no Bairro São Sebastião em Prado

Na madrugada de quinta-feira, 17 de julho, um furto audacioso abalou a tranquilidade do bairro São Sebastião, em Prado. Por volta das 4h,...

TRT-BA condena clínica de emagrecimento ao pagamento de danos morais por assédio moral: “era chamada de gorda”

O Tribunal Regional do Trabalho da Bahia (TRT-BA) recententemente deu um importante passo ao condenar a Clínica de Emagrecimento Lúcia Cruz Ltda a...

CNJ determina apuração de possível fraude registral em caso de grilagem de terras na Bahia

Uma nova investigação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) pode trazer à tona uma trama de grilagem de terras na Bahia, especialmente em...