O nome dela é Maria de Castro Pereira que, aos 99 anos carrega uma imensa vontade de voltar a andar. Moradora de Medeiros Neto, município do extremo sul baiano, ela foi a primeira paciente atendida no Hospital Estadual Costa das Baleias (HECB), na noite deste domingo (12), transferida do Hospital Municipal de Medeiros Neto, com uma fratura de fêmur.
Dona Maria de Castro seguiu direto para ser submetida à procedimento cirúrgico no novo hospital, que integra a rede de assistência da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab).
A filha, Maria Bernarda, conta que sua mãe sempre foi muito ativa e gostava de cuidar das suas coisas. “Ela ainda caminhava pela casa, fazia crochê e diversas coisas na casa”, contou Maria Bernarda à secretária Roberta Santana, quando a titular da pasta esteve em visita ao Hospital Municipal de Medeiros Neto na quinta-feira (11). Esperançosa, ela afirmou que gostaria de ver sua mãe receber atendimento necessário. “Se for possível, prefiro esperar um pouco e ter o tratamento aqui na região, do que ir pra Salvador”, afirmou.
Com a solicitação de transferência já feita à Central Estadual de Regulação, os médicos reguladores já estavam verificando a possibilidade de encaminhá-la para uma unidade que desse o suporte que ela precisava. “Consultei os médicos reguladores sobre a possibilidade de Dona Maria de Castro ir para o Hospital Ortopédico, em Salvador, mas com a possibilidade dela ter assistência aqui na região, decidimos encaminhá-la direto para o HECB”, explicou Roberta Santana, recebendo como resposta um largo sorriso e um choro de emoção.
A idosa e outros 11 baianos já estão sendo beneficiados pela entrega realizada na última sexta-feira (10), com presenças do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do governador Jerônimo Rodrigues e da secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana.
“É um momento muito importante para nós. É muito gratificante estar recebendo a primeira paciente e realizando a primeira cirurgia do hospital. Agradecemos a Deus e ao Governo da Bahia por ter esse trabalho incrível, um hospital desta magnitude e complexidade no Extremo Sul da Bahia”, afirmou o diretor técnico do HECB, Igor Malacarne.
Esse é o início da operação do hospital que teve um investimento do Governo do Estado de R$ 200 milhões entre obras, equipamentos e mobiliário, e conta com 216 leitos, sendo 30 de UTI adulto e pediátrica. Dispõe de um avançado centro de bioimagem, equipado com ressonância magnética e tomografia computadorizada, assim como ultrassonografia, mamografia, eletroencefalograma (EEG), eletrocardiograma (ECG), endoscopia e raio-x. Completam a estrutura, sete salas cirúrgicas e instalações para hemodinâmica.
Referência para 21 municípios e mais de 800 mil habitantes, o HECB possui um perfil assistencial diversificado, oferecendo especialidades que vão desde clínica geral, pediatria, ortopedia, cardiologia, angiologia, urologia, mastologia, cirurgia torácica, oncologia e neurocirurgia.
O diretor-geral do HECB, Marco Antônio Andrade, explica que a unidade tem o acesso de pacientes 100% referenciados pela Central Estadual de Regulação nas situações de urgência e emergência, bem como pelo SAMU. “A nossa primeira paciente veio via solicitação da Central Estadual de Regulação. Vimos que ela tinha o perfil para ser atendida aqui e agora estamos dando toda assistência que ela precisa”.
Novos servidores aprovados no concurso público regido pelo Edital nº 01/2023 foram nomeados pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA). Desta vez, a presidente...
Comentários Facebook