Vereadores derrubam derruba veto do prefeito de Itamaraju contra incentivo financeiro para agentes de saúde e endemias

Publicado em

spot_img
Tempo estimado de leitura: < 1 minuto

O Prefeito de Itamaraju, Marcelo Angênica, havia vetado o incentivo financeiro adicional aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e aos Agentes de Combate às Endemias (ACE). Na sessão desta terça-feira, dia 14 de maio, a maioria dos vereadores reverteu a decisão, derrubando o veto pelo placar de 14 votos favoráveis e apenas o Vereador Rojério Novais contrário. Com a derrubada do veto, o projeto seguiu para a sanção do prefeito.

No encerramento da sessão o parlamentar acabou se desentendendo com uma agente de saúde, após a profissional repudiar a decisão o vereador, diante do que ela entende ser um direito da categoria. Todos os profissionais que estejam em pleno exercício de suas funções e participando ativamente das atividades de prevenção e promoção da saúde terão direito a receber esse incentivo.

O projeto de lei foi proposto pelo vereador Francisco Carlos Barbosa, conhecido como Chico do Hotel (PSB), para o pagamento do incentivo financeiro adicional, em uma parcela, equivalente ao 14º salário, como estímulo à atuação desses profissionais nos programas estratégicos da Política Nacional de Atenção Básica.

O repasse do incentivo financeiro adicional é realizado uma vez por ano, de forma integral, no mês subsequente ao crédito da parcela adicional recebida do Ministério da Saúde.

A presidente da Associação dos Agentes Comunitários de Saúde Itamaraju, Edna Zucoloto, afirma que o prefeito Marcelo Angência (PSDB) admitiu durante uma reunião com a categoria que os recursos vinham sendo utilizados para completar o pagamento do 13º salário dos demais servidores municipais.

De acordo com Edna, com a entrada em vigor da lei, as despesas decorrentes da execução desse incentivo serão cobertas pelos orçamentos vigentes de cada exercício financeiro em que a parcela for efetivamente paga.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Três mortos em grave acidente no trecho entre Itamaraju e Teixeira de Freitas

O grave acidente aconteceu na madrugada desta sexta-feira, dia 26 de abril, no KM 819 da BR-101, no trecho entre os municípios de Itamaraju e Teixeira de Freitas. Um veículo de passeio (Fiat/Uno, cor branca, placa JQJ-5002/BA, que seguia de Linhares/ES para Eunápolis/BA) colidiu de...

Professora acusada de peculato é exonerada de cargo em Itamaraju

A professora Aline de Souza Galisa, que atuava como diretora do Colégio Estadual Professora Aurivaldina Joazeiro da cidade de Itamaraju, foi exonerada de seu cargo na Secretaria da Educação após ser acusada de peculato. A exoneração ocorreu através da portaria 00781665 de 25 abril...

Suspeito de atear fogo em ônibus é preso em Itamaraju

Ronivan Ribeiro dos Santos foi preso na noite deste domingo (17),  sob a acusação de ter participado do incêndio criminoso à um ônibus da Viação Itamaraju, ocorrido na tarde da última quinta-feira, dia 14 de março. Os policiais chegaram até ele por meio de denúncia....