CNMP nega pedido para estabelecer idade como 1º critério de desempate na promoção por antiguidade no MP-BA

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

À unanimidade, o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), rejeitou o procedimento de controle administrativo de autoria do Ministério Público da Bahia (MP-BA) para estabelecer que a idade seja o primeiro critério de desempate para promoção por antiguidade, dando prioridade aos promotores que possuírem idade mais elevada, ou, em pedido alternativo, pelo menos, o segundo critério de desempate. 

 

 

O MP-BA solicitou uma revisão geral da sua lista de antiguidade, com a consequente mudança da Lei Orgânica da entidade, para dar prioridade à “condição de pessoa idosa”, ou seja, aquele com mais de 60 anos de idade nas promoções por antiguidade. 

 

O plenário do CNMP seguiu entendimento da relatora da ação, conselheira Ivana Lúcia Franco Cei, de que não cabe ao Conselho Nacional fazer qualquer ingerência sobre o assunto, visto que a matéria refere-se exclusivamente à organização interna do Ministério Público da Bahia no âmbito de sua autonomia funcional e administrativa.

 

Além disso, os conselheiros compreenderam não haver conflito entre a Lei Orgânica Nacional do Ministério Público (Lei nº 8.625/93) e a Lei Orgânica do Ministério Público da Bahia (Lei Complementar nº 11/96), pois, a priori, não se verifica qualquer colidência em seus regramentos, visto que no primeiro normativo há previsões de critérios gerais para a remoção e promoção; e no segundo dispositivos em nível de complementaridade.

 

“Não se vislumbram sequer indícios de ilegalidade ou de inobservância das normas aplicáveis à espécie por parte do Ministério Público do Estado da Bahia, não sendo autorizada, portanto, a intervenção deste Conselho Nacional, sob pena de violação ao essencial e consagrado princípio da autonomia administrativa”, opinou a relatora. 

 

A Lei Orgânica do MP-BA prevê que em caso de empate na promoção por antiguidade, terá preferência sucessivamente: o mais antigo na carreira do Ministério Público; o mais antigo na entrância anterior; o de maior tempo de serviço público; o que tiver maior número de filhos; e, por fim, o mais idoso. 

 

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

VÍDEO: Torcedor do Vitória invade entrevista e agradece Jair Ventura: “Veio fazer a diferença”

A festa tomou conta do Barradão após a vitória do Vitória por 1 a 0 sobre o São Paulo, garantindo a permanência na...

Saiba quem são os adversários de Wagner Moura no Globo de Ouro

Wagner Moura está de volta ao Globo de Ouro, com uma indicação ao prêmio de melhor ator em filme de drama pelo filme...

STF: réu, ex-ministro Ricardo Salles depõe sobre contrabando florestal

O deputado federal Ricardo Salles, do Novo-SP, será interrogado nesta terça-feira, 12 de dezembro, no Supremo Tribunal Federal (STF). O procedimento faz parte...