Rússia acusa Ucrânia de matar 22 pessoas em ataque contra cidade ocupada

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O governador de Kherson, que foi instalado por Moscou na região ucraniana ocupada pela Rússia, disse nesta sexta-feira (7) que um bombardeio da Ucrânia contra uma loja no vilarejo de Sadove matou 22 pessoas, incluindo duas crianças, e feriu outras 15.

Vladimir Saldo afirmou que as Forças Armadas do país inimigo atacaram o local duas vezes usando um míssil de fabricação americana para “causar o maior número possível de baixas”. A loja estava lotada de clientes e trabalhadores, segundo Saldo. Cinco feridos estão em condição grave.

O governador da província de Luhansk, também instalado pela Rússia para governar o território ocupado, afirmou que outro ataque ucraniano na região matou 3 pessoas e feriu 35. O Ministério de Defesa da Rússia disse que armas americanas foram usadas nesse ataque. A Ucrânia não se pronunciou sobre nenhum dos casos.

A porta-voz do Ministério de Relações Exteriores da Rússia Maria Zakharova disse que os dois incidentes “expõem a natureza desumana e nazista” das autoridades ucranianas depois que os Estados Unidos e aliados ocidentais permitiram que Kiev utilizasse armas entregues por eles para atingir alvos dentro da Rússia.

Não é o caso dos dois ataques anunciados na sexta pela Rússia -Kherson e Luhansk, assim como Donetsk e Zaporíjia, são regiões ucranianas anexadas pelo presidente russo, Vladimir Putin, em 2022. Entretanto, Moscou acusou Kiev em maio de matar 7 pessoas em um ataque contra a região russa de Belgorodo.

De acordo com a imprensa russa, o governador de Kherson disse que “depois do primeiro ataque, moradores correram até o local para ajudar os feridos, e logo em seguida, foram atingidos por outro míssil. Esse segundo ataque foi deliberado e teve o objetivo de criar mais vítimas”. A Ucrânia costuma acusar a Rússia de realizar ataques repetidos na mesma área para tentar matar socorristas.

A região de Kherson foi ocupada pela Rússia no início da guerra, mas Kiev recuperou boa parte do território, incluindo a capital regional de mesmo nome. A anexação da província não foi reconhecida pela comunidade internacional.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

EUA e Ucrânia terão terceiro dia de conversas no sábado em Miami

EUA e Ucrânia voltam a conversar em Miami; Rússia precisa demonstrar compromisso com a paz O governo dos EUA, representado na Ucrânia, com o...

Frank Gehry, superastro da arquitetura, morre aos 96 anos

Frank Gehry, superastro da arquitetura, morre aos 96 anos Frank Gehry, arquiteto famoso por transformar a paisagem com formas ousadas, morreu em Santa Monica,...

Trump deseja ampliar proibição de viagens aos EUA para mais de 30 países

Washington planeja ampliar a lista de países com restrições de viagem aos EUA. A secretária de Segurança Interna, Kristi Noem, afirmou que o...