Um dos três estados que ainda não emitem o novo RG, Bahia deve começar a disponibilizar documento até o final do mês

Publicado:

A Bahia é um dos três estados brasileiros que ainda não emitiram a Carteira de Identidade Nacional (CIN). A princípio, o prazo para que os estados iniciassem a emissão do novo RG, havia terminado no dia 11 de janeiro.  O prazo foi determinado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. Segundo a pasta, o prazo coincide com o limite definido pela Lei nº 14.534/23, que determina o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) como o número do registro geral da carteira de identidade.

 

Porém o Instituto de Identificação Pedro Mello, responsável pela emissão de documentos na Bahia, projetou que o processo só seria finalizada em 31 de maio no estado, o que não ocorreu. As outras unidades da federação que ainda não emitem o documento são Roraima e Amapá.

 

Segundo informações obtidas pelo Bahia Notícias, as novas carteiras de identidade deverão começar a ser disponibilizadas para o público a partir deste mês. No dia 27 de junho vai acontecer o teste piloto para emissão do novo documento, processo que deve começar nos Serviços de Atendimento ao Cidadão (SACs) de Salvador e depois estendidos ao interior do estado.

 

Antes disso, a previsão é de que na próxima sexta-feira (14), o Departamento de Polícia Técnica (DPT) publique um edital de licitação para a compra de equipamentos que serão utilizados na confecção dos documentos. 

 

Em nota, o DPT explicou que a prorrogação ocorreu por conta de um atraso no processo de integração do Sistema de geração do QR Code da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), que é operacionalizado pelo Ministério da Justiça.

 

MUDANÇA

A Lei nº 14.534/2023, sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), determina o CPF como número único e suficiente para identificação do cidadão nos bancos de dados de serviços públicos.

 

A mudança do número de RG para o número de CPF foi idealizada para reduzir fraudes. Isso porque antes era possível que a mesma pessoa tivesse um número de RG por estado, além do CPF. Com a nova carteira de identidade, o cidadão passa a ter um número de identificação apenas.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Academia escolhe “O Agente Secreto” para representar Brasil na corrida pelo Oscar 2026

A Academia Brasileira de Cinema anunciou, nesta segunda-feira (15), que "O Agente Secreto" será o filme que representará o Brasil na categoria Melhor...

Conheça Owen Cooper, o ator mais jovem a conquistar um Emmy

Owen Cooper, com apenas 15 anos, deu um grande passo na carreira de ator ao se tornar o mais...

Áudio: “Tá no meu quintal”, disse moradora que recebeu visita de onça

Uma moradora do Jardim Botânico, Kalina Café, de 46 anos, teve uma experiência alarmante ao se deparar com uma onça preta em seu...