No G7, Lula pede IA como “ferramenta para a paz, não para a guerra”

Publicado:

Na Itália para a reunião do G7, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pediu por uma inteligência artificial (IA) que seja útil para paz, em vez da guerra.

No discurso, o chefe do Executivo disse ter interesse em “uma IA que também tenha a cara do Sul Global, que fortaleça a diversidade cultural e linguística e que desenvolva a economia digital de nossos países. E, sobretudo, uma IA como ferramenta para a paz, não para a guerra”.

O uso da inteligência artificial é um dos temas debatidos na cúpula de líderes do G7 neste ano. O papa Francisco comandou uma sessão de discussão sobre o assunto, nesta sexta-feira (14/6). O presidente Lula terá uma reunião bilateral com o pontífice às margens do evento.

Ainda em relação à tecnologia, o discurso de Lula defendeu a adoção de uma IA “que respeite os direitos humanos, proteja dados pessoais e promova a integridade da informação”.

O pronunciamento também chamou a atenção para temas como a reforma de ferramentas de governança global e a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, duas prioridades do Brasil na presidência do G20.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Bruna Marquezine e João Guilherme surgem juntos em foto compartilhada por chef de restaurante

Bruna Marquezine e João Guilherme, que terminaram o namoro no início de 2025, voltaram a atrair a atenção dos fãs no último sábado...

Walter Salles é homenageado pela Academia do Oscar

Walter Salles, diretor do filme Ainda Estou Aqui, recebeu uma prestigiada homenagem na quinta edição do Academy Museum 2025, ocorrida em Los Angeles,...

Copa Santa Catarina: assista Tubarão x Blumenau ao vivo no YouTube

Divulgação / Federação Catarinense de Futebol O Metrópoles Esportes transmitirá ao vivo a partida entre Tubarão e Blumenau, válida pelas quartas de final da...