No G7, Lula pede IA como “ferramenta para a paz, não para a guerra”

Publicado:

Na Itália para a reunião do G7, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pediu por uma inteligência artificial (IA) que seja útil para paz, em vez da guerra.

No discurso, o chefe do Executivo disse ter interesse em “uma IA que também tenha a cara do Sul Global, que fortaleça a diversidade cultural e linguística e que desenvolva a economia digital de nossos países. E, sobretudo, uma IA como ferramenta para a paz, não para a guerra”.

O uso da inteligência artificial é um dos temas debatidos na cúpula de líderes do G7 neste ano. O papa Francisco comandou uma sessão de discussão sobre o assunto, nesta sexta-feira (14/6). O presidente Lula terá uma reunião bilateral com o pontífice às margens do evento.

Ainda em relação à tecnologia, o discurso de Lula defendeu a adoção de uma IA “que respeite os direitos humanos, proteja dados pessoais e promova a integridade da informação”.

O pronunciamento também chamou a atenção para temas como a reforma de ferramentas de governança global e a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, duas prioridades do Brasil na presidência do G20.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Salvador lidera ranking nacional em aplicação de recursos da Política Nacional Aldir Blanc

Salvador se destaca como a cidade que mais utilizou os recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura. Segundo um levantamento...

Academia publica foto de Wagner Moura, agita web e fãs pedem indicação ao Oscar

O perfil oficial do Oscar, conhecido como “The Academy”, provocou alvoroço nas redes sociais ao publicar uma foto do ator brasileiro Wagner Moura....

“Ainda bem”, diz amigo de Zé Felipe sobre falta de estudo do cantor

João Victor, melhor amigo de Zé Felipe, virou assunto nas redes sociais após um rumor envolvendo o cantor sertanejo. Tudo começou quando um...