Carro apreendido em operação contra drogas é furtado em delegacia

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A 1ª Turma Recursal dos Juizados Especiais do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) manteve sentença que condenou o Distrito Federal a indenizar dona de carro por danos materiais. A mulher teve o carro furtado dentro de uma delegacia da Polícia Civil (PCDF).

De acordo com o processo, a dona do carro é irmã de um homem que foi alvo de operação contra tráfico de drogas. Ela teve o veículo apreendido pois ele estava estacionado na casa do irmão no momento da operação da PCDF. Quando o carro foi devolvido, estava sem equipamentos de som e um dos faróis de milha.

Na primeira decisão, a Justiça condenou o Estado a pagar R$ 7.687,80 como indenização à mulher. Porém, o GDF recorreu.

Ao analisar o recurso, a relatora, reforçou que houve omissão do Estado, “ao não cumprir seu dever de vigilância e proteção, configura responsabilidade civil objetiva, desde que demonstrado o nexo de causalidade entre a omissão e o dano sofrido”.

A decisão reforça que, ao apreender um veículo, o Estado assume o dever de guardá-lo e preservá-lo, já que o particular fica impossibilitado de zelar pela integridade do bem. No caso em questão, a Justiça entendeu que a “falta de vigilância adequada no pátio da delegacia resultou no furto, o que viola o dever legal de proteção”.

A magistrada relatora também destacou que, em situações de danos materiais, “compete ao autor apresentar ao menos três orçamentos, todos condizentes com os danos apresentados, sendo a indenização fixada com base no menor orçamento apresentado”.

Assim, a Turma manteve decisão que condenou o Distrito Federal a pagar a proprietária o valor de R$7.687,80 pelos danos materiais. A decisão foi unânime.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Donos de tudo: milicianos ampliam domínio e sufocam moradores

No Rio de Janeiro, o modelo de negócio que sustenta as milícias é a extorsão de moradores e comerciantes, e ele continua em...

Airbnb: turista brasiliense que ficou paraplégica faz longo desabafo

Airbnb de Itacaré: turista de Brasília fica paraplégica em queda durante férias e Justiça obriga plataforma a pagar despesas médicas Uma turista...

Explosão de cilindro em boate na Índia mata ao menos 23 pessoas

Um incêndio em uma boate no balneário de Goa, na Índia, deixou pelo menos 23 mortos, conforme as autoridades locais. A explosão de...