MP aciona prefeitura do Oeste baiano por falta de transparência em dados de gestão

Publicado:

O prefeito de Sítio do Mato, no Oeste baiano, Cassio Cursino (PSD), foi acionado na Justiça pelo Ministério Público do Estado (MP-BA). Na ação, o promotor Alex Bacelar pediu a Justiça que determine a regularização do Portal da Transparência pela prefeitura de Sítio do Quinto. Pelo Portal, os moradores teriam acesso a informações da gestão, caso que não ocorre desde junho do ano passado.

 

Um relatório do Centro de Apoio Operacional de Moralidade Administrativa do MP (Caopam) tinha informado sobre o fato.  Com isso não havia informações, em tempo real, sobre despesa nem dados sobre o Plano Plurianual (PPA), Lei Orçamentária Anual (LOA) e Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).

 

A medida, conforme o promotor, ocorre após o MP-BA tentar resolver a questão, mas a prefeitura de Sítio do Quinto não teria respondido à recomendação do parquet. O órgão também acionou o prefeito por improbidade administrativa [ato ilegal cometido por agente público] pelo descumprimento da Lei de Acesso à Informação.

 

Na ação, o MP pede a condenação do prefeito, o que inclui multa de 24 vezes sobre o valor do salário do gestor, além de ficar proibido de contratar com o poder público ou de receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, pelo prazo de quatro anos.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Em evento sobre Júris, Jerônimo Rodrigues cita megaoperação no RJ e afirma que “não é papel do Estado matar”

No evento de abertura do Mês Nacional do Júri e da Semana Nacional de Conciliação, realizado no...

Em discurso de abertura, presidente do TJ-BA destaca aumento de 1.000% nos júris realizados em 2025

A presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), desembargadora Cynthia Maria Pina Resende, fez um destaque importante durante a cerimônia de abertura...

Barco que hospeda Lula na COP30 já foi alvo de polêmicas no Amazonas

O barco "Iana III", locado pelo governo federal para abrigar o presidente Lula durante a COP30 em Belém, no Pará, já esteve no...