Ativistas contra o PL do aborto fazem corredor polonês na Câmara e pedem arquivamento da proposta

Publicado:

Ativistas de movimentos de defesa dos direitos da mulher e professoras da Escola da Árvore, em Brasília, realizaram um protesto na tarde desta quarta-feira (19) na Câmara dos Deputados. As ativistas fizeram um “corredor polonês” na frente da entrada que dá acesso ao Plenário, e gritaram palavras de ordem contra o PL 1904.

 

? Na entrada do corredor que dá acesso ao Plenário da Câmara dos Deputados, ativistas protestam contra o PL 1904/2024, que equipara o aborto após a 22° semana a um homicídio

Confira ? pic.twitter.com/WXfkwcDBZj
— Bahia Notícias (@BahiaNoticias) June 19, 2024

 

O projeto equipara o aborto realizado após 22 semanas de gestação ao crime de homicídio simples, inclusive nos casos de gravidez resultante de estupro.

 

A Polícia Legislativa da Câmara não permitiu que as ativistas se dirigissem ao Salão Verde, para a leitura de um manifesto do grupo contra o projeto. O PL 1904, de autoria do deputado Sóstenes Cavalcanti (PL-RJ), teve sua urgência aprovada na semana passada, mas diante da repercussão negativa da matéria em meio à sociedade, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), anunciou que a proposta só terá seu mérito votado no próximo semestre. 

 

As ativistas presentes na Câmara, entretanto, disseram que os grupos de defesa das mulheres exigem o arquivamento imediato do projeto. As ativistas fizeram a leitura de um manifesto contra o PL 1904.

 

“Estamos reunidas neste movimento por não admitir mais que nenhuma violência seja perpetrada pelo Congresso Nacional, que deveria legislar pelo bem do povo e garantir a Constituição. Quando a criança e a adolescente são acusadas e têm de cumprir uma pena, o Estado falha com toda a sua força e incompetência. Se meninas e mulheres vítimas de estupro tiverem negado seu direito ao aborto legal, o Estado pactuará com a crueldade e o desprezo contra milhares de brasileiras”, diz o texto do manifesto.

 

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

PF fará devassa de 5 anos nas contas de 35 alvos em esquema de SBC

A Polícia Federal deflagrou uma operação que resultou no afastamento do prefeito de São Bernardo, Marcelo Lima, e iniciou uma minuciosa análise das...

Polícia Militar de Itanhém apreende drogas com apoio de cão farejador

Na noite de sábado (16), a Polícia Militar da 44ª Companhia Independente de Itanhém fez uma apreensão significativa de drogas durante...

Luis Fernando Verissimo é internado em estado grave em UTI de hospital em Porto Alegre

Luis Fernando Verissimo, renomado escritor de 88 anos, enfrenta um momento crítico de saúde. Ele foi admitido...