Caraíva se enfeita de cores e sabores para celebrar o São João em grande estilo

Publicado:

A Vila de Caraíva se prepara para quatro dias de festa em comemoração ao São João. De 21 a 24 de junho, o vilarejo mais antigo do Brasil será tomado por cores, sabores e danças típicas, celebrando a data de São João da melhor maneira possível. Quadrilhas juninas, comidas típicas, bebidas quentes e muito forró estarão presentes. A organização está a todo vapor, graças ao empenho da Associação dos Nativos de Caraíva e do Conselho Comunitário e Ambiental de Caraíva, com o apoio da Prefeitura de Porto Seguro e do comércio local.

A noite de São João é aguardada com ansiedade, seja para dançar a quadrilha, saborear os quitutes típicos ou simplesmente se divertir ao som de um bom forró. Vinte barracas oferecerão as mais tradicionais comidas e bebidas juninas. A Praça da Igreja já está ganhando vida com a decoração típica e as bandeirinhas coloridas tremulando no ar.

804A3965ATRAÇÕES: As atrações prometem muita diversão e animação, com estilos que vão desde o forró tradicional até o bregão, além de sets dos DJs locais. Estão confirmados: Os 3 da Vila, Edinho Caraíva, Severo Gomes, Enok Virgulino, Triângulo Caraíva e Arrumadinho do Billy Joe, no forró. Juninho Top10 animará o bregão e os DJs Nalla, Moises Mafra, Bruno Faiscada e Marcelinho vão agitar os intervalos.

A Festa Junina terá início no dia 21 de junho, com atividades para as crianças das escolas locais, incluindo barracas de pipoca, algodão doce e brincadeiras típicas.

TRADIÇÃO: A noite de 23 de junho marca o momento da derrubada do Mastro de São Sebastião em Caraíva, dando início à confecção da fogueira de São João. Essa tradição antiga é cuidadosamente planejada pela comunidade. No dia 1º de janeiro, os Festeiros se reúnem às margens do Rio Caraíva para buscar o mastro que simboliza a celebração das festas tradicionais do vilarejo. Após ser decorado e erguido no Dia de Reis, em 6 de janeiro, uma grande celebração acontece no dia 20 de janeiro, em homenagem a São Sebastião, padroeiro da Vila de Caraíva. A derrubada do mastro é um evento esperado por todos, simbolizando o encerramento de um ciclo das tradicionais celebrações do vilarejo.

804A3970INDÍGENAS: A comunidade indígena também vai marcar presença na tradicional Festa de São João de Caraíva com a apresentação musical dos Marujos Pataxó, sambadores e sambadeiras da Aldeia-mãe de Barra Velha na abertura da noite do dia 22 de junho. Haverá também uma cerimônia Awê, com cantos e ritos indígenas do povo Pataxó.

Mais finformações https://www.instagram.com/festajuninacaraiva/

Comentários Facebook

spot_img

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MPBA e Polícia Federal deflagram operação contra comércio ilegal de armas em Porto Seguro

O Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA) e a Polícia Federal realizaram a 'Operação Protegido' em Porto Seguro para desarticular uma organização criminosa...

Dois jovens morrem em acidente com motos em Trancoso distrito de Porto Seguro

Um grave acidente envolvendo duas motocicletas resultou em duas mortes fatais no final da tarde desta quinta-feira, 21/11/2024, próximo a Trancoso, distrito de...

Turista paulista morre afogada em praia de Caraíva de Porto Seguro

Uma turista paulista de 68 anos, Maria Helena Alves Parpineli Barbosa, faleceu após se afogar na Praia do Satu, em Caraíva, no litoral...