São João de Paripe termina com balanço positivo; em 2024, foram beneficiados 920 catadores através do Ecofolia Solidária

Publicado:

 

Os festejos de São João em Paripe tiveram a programação encerrada na noite desta segunda-feira (24), e já deixaram saudade. Os comerciantes, visitantes e moradores de Paripe e de todo o Subúrbio, avaliam o balanço da edição 2024 como positivo. Este ano a festa se destacou desde a estrutura montada, com postos de segurança, barraquinhas de produtos e iguarias, além de banheiros químicos, ações ambientais, unidades de atendimento dos órgãos e secretarias estaduais. A festa contou com shows gratuitos, que permitiram aos moradores desfrutar da festa, sem precisar se deslocar para as cidades do interior. 

 

Artistas e bandas como Menina Forrozeira, Péricles e Leonardo, Raí Saia Rodada, Manu Batidão, Thiago Aquino e Berguinho garantiram a alegria do público. A programação foi realizada pelo governo estadual, por meio da Superintendência de Fomento ao Turismo (Sufotur).

 

Para o presidente do Instituto Reparação e sociólogo, Ailton Ferreira, um evento da magnitude do São João de Paripe realça, de modo significativo, a estima da comunidade e revela valores importantes, como dignidade e cidadania, muito presentes na periferia e, muitas vezes, desconhecidos da população que, pensa apenas neste ambiente como espaço de violência. “Esse é um bairro que nasceu em 1930, território que foi incorporado e de origem indígena, e o São João aqui associa valores locais, fortalece a geração de emprego e renda, valoriza a cultura”, destacou.

 

Ecofolia Solidária

Uma das ações mais relevantes realizadas pelo governo estadual pôde ser vista de perto por quem esteve no circuito junino de Paripe. Trata-se do Ecofolia Solidária, um projeto que visa apoiar catadores de materiais recicláveis durante as festividades do São João da Bahia em 2024.

 

 

No total, o governo investiu R$ 1,2 milhões, revelando seu compromisso com a sustentabilidade e a inclusão social. A iniciativa denominada “O trabalho decente preserva o meio ambiente” é coordenada pela Secretaria do Trabalho, Emprego e Renda e Esporte da Bahia (Setre), em colaboração com as secretarias estaduais do Meio Ambiente (Sema) e de Desenvolvimento Urbano (Sedur).

 

Nas três edições, somando apenas dois dias do São João de Paripe, foram cerca de 5,8 mil gramas de materiais reciclados. Mais de 600 kg de vidro foram também recolhidos e retirados do meio ambiente. A coleta seletiva e a reciclagem de resíduos durante as festividades juninas em Salvador e em mais três municípios do estado trazem benefícios para o meio ambiente e para a comunidade. Neste São João, doze cooperativas atuaram no Parque de Exposição, Pelourinho, Paripe e outras três cidades do interior. Em 2024, estão sendo beneficiados 920 catadores, autônomos ou cooperados, e cinco cooperativas ou associações, três delas com atuação em Salvador nos circuitos juninos. Além de Salvador, os municípios de Porto Seguro, Juazeiro e Itabuna são beneficiados pelo Ecofolia Solidária.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

PF deflagra Operação “Laranjada Suíça” que apura fraudes bancárias em Vitória da Conquista

Na manhã desta quarta-feira (30), a Polícia Federal (PF) lançou a Operação Laranjada Suíça em Vitória da Conquista, no Sudoeste da Bahia. O...

Morre ex-vereador de Eunápolis que participou da Constituinte do município

Na última terça-feira, 29, Eunápolis se despediu de um de seus grandes nomes: Raildo Silva Soares, carinhosamente chamado de Dida Play. Sepultado após...

Júri condena a 42 anos de prisão acusado de matar pais de namorado da ex; crime ocorreu em Luís Eduardo Magalhães

Em um desfecho trágico que ecoa os sentimentos mais sombrios da vingança, Altamir José Fagundes, de 63 anos, foi condenado a 42 anos...