“Supremo não tem que se meter em tudo”, afirma Lula após decisão do STF sobre maconha

Publicado:

Após o Supremo Tribunal Federal (STF) formar maioria para descriminalizar o porte de maconha para consumo pessoal, o presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defendeu que o tribunal deveria ter autonomia para recusar algumas discussões que não sejam da alçada da Suprema Corte.

 

O presidente afirmou em entrevista ao UOL nesta quinta-feira (26) que “a Suprema Corte não tem que se meter em tudo. Ela tem que pegar as coisas mais sérias, sobretudo aquilo que diz respeito à constituição e virar senhora da situação”. Segundo o presidente, a discussão de temas assim “não é boa nem para a democracia, nem para a Suprema Corte, nem para o Congresso”.

 

REAÇÕES DO CONGRESSO

Logo após a sessão do STF em que a suprema corte descriminalizou o porte de maconha para uso pessoal, o presidente da Câmara Arthur Lira (PP-AL) criou uma comissão especial para discutir a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) das Drogas na Casa.

 

A PEC, de autoria do presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco (PSD-AL), inclui na constituição a previsão de que será considerado crime “a posse e o porte, independente da quantidade, de entorpecente e drogas afins”

 

Lula, apesar de não concordar com a intromissão do Supremo no assunto, afirmou que é uma atitude positiva. “Eu acho que é nobre que haja diferenciação entre o consumidor, o usuário, e o traficante. É necessário que a gente tenha uma decisão sobre isso. Não na Suprema Corte, pode ser no congresso, para que a gente possa regular”.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Mulher é esfaqueada e socorrida em estado grave em Teixeira de Freitas

Na noite de 24 de julho, um ocorrido alarmante chocou a cidade de Teixeira de Freitas, na Bahia. Às 21h30, uma mulher de...

Justiça suspende encerramento de operação de empresa de ônibus na Bahia

A justiça da Bahia concedeu, nesta quinta-feira (24), uma liminar que suspende a decisão da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de...

Justiça determina cancelamento de show Wesley Safadão no Ceará após pedido do Ministério Público

Em um desdobramento surpreendente, a Justiça suspendeu o show do cantor Wesley Safadão, que estava programado para o 16º Festival Internacional da Cana-de-Açúcar,...