Toffoli vota para manter porte de maconha com punição socioeducativa; STF não tem maioria para descriminalizar

Publicado:

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou nesta quinta-feira (20) para manter válido o trecho da Lei de Drogas sobre o porte de entorpecentes para consumo pessoal. 

 

O trecho diz que o porte para uso pessoal será punido com medidas socioeducativas.As informações são do g1. 

 

O ministro, no entanto, entende que, após alteração em 2006, a lei retirou os efeitos penais da conduta.

 

Na prática, o voto abriu uma terceira corrente de entendimento sobre descriminalização do porte de maconha para uso pessoal.

 

Para Toffoli, a previsão da lei é aplicável ao usuário de entorpecentes. As sanções administrativas permanecem, e não são penais. No entendimento do ministro, casos de usuários permanecem com as áreas da Justiça que cuidam de casos criminais.

 

O ministro entende que declarar o artigo sobre o tema inconstitucional ou aplicar um entendimento nos casos de uso de maconha pode trazer repercussões para casos de pessoas que usam outros tipos de entorpecentes.

 

O julgamento foi interrompido e deve ser retomado na semana que vem.

 

Com o voto de Toffoli, continuam 5 votos no STF para descriminalizar o porte de maconha para uso pessoal. Outros 4 ministros — Toffoli incluído — não votaram nesse sentido. Ou seja, ainda não há maioria para definir se o uso de maconha é ou não crime.

 

O Supremo também discute um critério para diferenciar usuários de traficantes – neste ponto, já há maioria para estabelecer a diferença, que ainda será definida. 

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Quatro desembargadores do TJ-MA são denunciados pelo MPF por corrupção ‘relâmpago’

O cenário jurídico do Maranhão está em ebulição após a denúncia do Ministério Público Federal que envolve *quatro desembargadores* e *dois juízes* do...

Mulher que levou 60 socos do namorado: “Ele disse que iria me matar”

No último sábado, uma tragédia tomou conta do elevador de um condomínio em Ponta Negra, Natal, quando uma mulher de 35 anos foi...

MP-BA e Prefeitura de Ribeira do Amparo firmam acordo para convocação de aprovados em concurso público

Na última segunda-feira (28), o Ministério Público da Bahia (MP-BA) firmou um acordo crucial com a administração da Prefeitura de Ribeira do Amparo....