Quadrilhas juninas são homenageadas na Festa de São Pedro de Alcobaça

Publicado:

A Festa de São Pedro aconteceu entre os dias 28 e 30 de junho, na Praça São Pedro, em Alcobaça. Além de vários artistas na grade de programação, se destacaram as apresentações das quadrilhas juninas alcobacenses, todas elas homenageadas, em menção à lei 14901/2024, com o reconhecimento do governo federal como patrimônio imaterial nacional. Uma iniciativa que visa o fortalecimento das quadrilhas juninas como tradição e cultura do povo nordestino.

As quadrilhas juninas contribuem com a preservação da cultura do povo nordestino e, em Alcobaça, não é diferente, inclusive, o município é expoente no extremo sul da Bahia dessa tradição e, não à toa, conta com várias quadrilhas juninas, algumas delas, campeãs em competições em várias cidades baianas.

As mais conhecidas são a Arrasta pé (A Princesinha de Alcobaça), Avisa Lá Que Eu Vou (a grande campeã do extremo sul da Bahia), Estrela do Sertão (A Nossa Estrela Brilha), Quadrilha Itinerante (cultura e tradição nos bairros), Quadrilha Azedas de Minhadú (40 anos de tradição no Arraiá do São Pedro) e Quadrilha Juntos e Misturados (do distrito de São José).

Para o Diretor de Cultura de Alcobaça, Romário dos Santos, “as festividades do calendário de eventos têm espaço todas as manifestações culturais e turísticas, com o advento de que cultura se perpetua no tempo, representando a história de um povo”, disse.

E acrescenta: “é importante destacar o apoio da gestão do Prefeito Zico de Baiato e do Secretário de Turismo, Cultura e Esporte, Serginho Figueiredo, com os quais, é muito mais fácil trabalhar e valorizar a cultura de nosso povo, diante dos desafios que se apresentam para fazer”, completou.

AS QUADRILHAS JUNINAS: Representam a manifestação cultural, através de danças e de vestimentas típicas do povo nordestino, contribuindo para contar a história e a rica herança cultural da região. Ao longo dos anos, as quadrilhas juninas em Alcobaça têm se tornado atração importante no período junino, atraindo as famílias alcobacenses, visitantes e turistas de várias partes do país. Assim, as quadrilhas juninas não são apenas uma manifestação cultural, bem como, tem se tornado elo importante para unir passado, presente e futuro.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Corrida Rústica celebra os 253 anos de fundação de Alcobaça com muita garra, emoção e grandes conquistas

A celebração dos 253 anos de fundação de Alcobaça ganhou ainda mais brilho com a realização da Corrida Rústica, um evento que reuniu força,...

Corrida Rústica celebra os 253 anos de Alcobaça e reforça a campanha Novembro Azul

Na manhã da última quarta-feira (12), Alcobaça foi tomada por energia e entusiasmo com a realização da Corrida Rústica – Novembro Azul, evento esportivo...

Prefeito Zico de Baiato celebra os 253 anos de Alcobaça com obras que marcam uma nova fase de desenvolvimento no município

Alcobaça comemora 253 anos de história celebrando não apenas o passado, mas também as transformações que projetam o município para o futuro. O prefeito...