Filhos de diplomatas acusam PMs de conduta racista após abordagem no Rio de Janeiro

Publicado:

Um grupo de adolescentes negros acusa policiais militares do Rio de Janeiro de conduta racista após abordagem truculenta em Ipanema, na zona sul do Rio. Os jovens, filhos de diplomatas, com idades entre 13 e 14 anos, só foram liberados após um adolescente branco dizer que eles são estrangeiros. 

 

? Filhos de diplomatas acusam PMs de conduta racista após abordagem no Rio de Janeiro

Saiba mais ?https://t.co/WVNHabAbu7 pic.twitter.com/YVGKSv3cxx
— Bahia Notícias (@BahiaNoticias) July 5, 2024

 

O caso ocorreu na última quarta-feira (03), e a abordagem foi registrada por câmeras de segurança no local. As imagens mostram o momento que os policiais estacionam o carro abruptamente e saem armados da viatura, antes de abordar os jovens. 

 

Os policiais mandam o grupo encostar na parede e revistam cada um. Ao jornal Metrópoles, a família do jovem branco, que acompanhava os amigos após um passeio na região, conta que os garotos estavam deixando o menino em casa. 

 

Os policiais exigem que os meninos tirem os casacos e fazem perguntas durante a ação. Por serem estrangeiros, os jovens ficam confusos e não sabem responder os questionamentos. Os jovens negros só foram liberados após o amigo, um adolescente branco, dizer que eles são estrangeiros e que estavam no Rio a turismo.

 

Rhaiana Rondon, mãe do adolescente branco, afirma que a situação evidencia o racismo nas práticas da Polícia Militar do Rio. “Após ‘perceberem’ o erro, liberaram os meninos, mas antes alertaram as crianças que não andassem na rua, pois seriam abordadas novamente. As imagens, os testemunhos e o relato são claros. Não há dúvida: a abordagem foi racial e criminosa”, define.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Helicóptero perde o controle e cai em praia movimentada na Califórnia; cinco pessoas ficam feridas

Um helicóptero caiu neste sábado à tarde em Huntington Beach, uma das praias mais concorridas do sul da Califórnia. O acidente deixou cinco...

Homem é executado em passarela da Bonocô, em Salvador; vítima teria sido julgada por facção criminosa

Na manhã deste domingo (12), um homem foi executado a tiros na passarela da Avenida Mário Leal Ferreira, a Bonocô, sentido Centro, em...