Justiça baiana obriga construtora a cumprir normas de segurança do trabalho em todas suas obras no país

Publicado:

A Justiça proferiu liminar que obriga a empresa FCK Construções e Incorporações Ltda. a respeitar as normas de segurança do trabalho em todas as suas obras no país. A decisão foi proclamada em ação civil pública movida pelo Ministério Público do Trabalho na Bahia (MPT-BA)

 

Conforme o órgão, na ação, movida pela procuradora Camilla Mello, da unidade do MPT no município de Eunápolis, ficou demonstrado que havia uma série de falhas em canteiros de obras no oeste da Bahia. 

 

O processo segue em curso na Vara do Trabalho de Barreiras, onde o juiz substituto Carlos José Souza Costa atendeu ao pedido do MPT-BA e decidiu pela imposição de uma série de obrigações, já previstas em lei, para a empresa. Na decisão, o magistrado salienta a importância do respeito à legislação de saúde e segurança do trabalho. Ele afirma que embora a construtora tenha mostrado que regularizou as irregularidades identificadas depois da fiscalização, “a conduta empresarial violadora da lei mais que aconselhar determina a tomada de providências cautelares”.

 

A liminar obriga a FCK Construções a cumprir 18 obrigações, todas elas já previstas na legislação. A decisão reforça a obrigação de cumprir a lei e estabelece multas que podem ser cobradas em qualquer situação futura que detectar irregularidades. Em caso de desrespeito à decisão liminar, está prevista a aplicação de multa de R$1 mil por cada item e por cada trabalhador atingido.

 

Ações civis públicas têm sido movidas pelos MPT contra empregadores envolvidos em acidentes e flagrados em situação de descumprimento das normas regulamentadoras editadas pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Diane Keaton e Woody Allen: namoro, Oscar e defesa contra acusações

Diane Keaton e Woody Allen formaram uma parceria que se estendeu além das telonas. Durante três anos, eles viveram um romance intenso e...

Jovem de 19 anos é preso por tráfico e suspeita de depredações em Salvador

Um jovem de 19 anos, identificado como Felipe e conhecido pelo apelido de Pigmeu, foi preso nesta sexta-feira, 10, na localidade do Paraíso,...

“Veneno fatal”: operação apreende bebidas em adegas no litoral de SP

Uma grande operação da Polícia Civil de São Paulo apreendeu, nesta sexta-feira (10), bebidas destiladas sem nota fiscal e com suspeita de falsificação...