Bahia receberá quatro novas maternidades com recursos do Novo PAC; veja lista das cidades contempladas

Publicado:

Quatro cidades da Bahia vão receber investimentos e recursos para a construção de uma maternidade municipal, através do Novo Plano de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), eixo saúde. O anúncio foi feito pelo Ministério da Saúde, nesta quarta-feira (10). As cidades contempladas com as obras são Lauro de Freitas, Amargosa, Serrinha e Valença. 

 

A construção do equipamento nesta última cidade já tinha sido anunciada pela reportagem do Bahia Notícias, no último dia 21. Além da Bahia, a pasta vai construir essas novas unidades de saúde em mais 21 estados, com um investimento de R$ 4,6 bilhões do programa. 

 

Segundo o órgão, os locais vão contemplar  mais de 26 milhões de mulheres, proporcionando até 583 mil atendimentos por ano e se juntando a uma série de outras iniciativas do governo federal destinadas.  De acordo com o ministério, as maternidades serão localizadas, prioritariamente, em macrorregiões de saúde com maiores índices de mortalidade materna e com necessidade de leitos.

 

Essas maternidades serão divididas em porte 1, com 8.200m2 e capacidade para até 100 leitos; e porte 2, com 10.150m2 e capacidade para até 150 leitos. 

 

Os locais vão ofertar atendimento nos setores assistenciais de centro de parto normal intra-hospitalar; ala de suítes de pré-parto, parto e pós-parto; centro cirúrgico e obstétrico; alojamentos conjuntos; quartos de internação de alto risco; unidade de terapia intensiva neonatal; unidade de cuidados intermediários; unidade de canguru; unidades de terapia intensiva materna; suítes de expectação para mulheres em situações emergenciais.

 

Além disso, o espaço ainda terá áreas privativas para mulheres vítimas de violência; unidade de urgência e emergência; diagnóstico por imagem com radiologia; tomografia; ultrassonografia; cardiotocografia; laboratório de análises clínicas; áreas de apoio técnico; banco de leite; apoio logístico e administrativo: além de um ambulatório e casa da gestante bebê e puérpera. 

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Bruno Reis rebate críticas sobre desafetação de áreas verdes e elogia avanços do TJ-BA

O prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), comentou na última segunda-feira (6) os recentes avanços do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA)...

Polícia prende acusado de estupro em Ibirataia após denúncia em rede social

Um homem foi preso em Ibirataia, na região do Médio Rio de Contas, na Bahia, acusado de estupro de vulnerável. A prisão preventiva...

Inspetora da PRF acusada de racismo é liberada após audiência de custódia em Feira de Santana

A inspetora da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Michele Alencar, foi liberada durante sua audiência de custódia nesta segunda-feira (6) no Fórum Filinto Bastos,...