Abin Paralela: Relatório mostra que familiares de Jean Wyllys foram monitorados

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

As investigações da Polícia Federal sobre o esquema de espionagem, que ficou conhecido como “Abin paralela”, apontam que, entre os diversos alvos, estavam o ex-deputado federal baiano Jean Wyllys e os seus familiares.

 

De acordo com o relatório, “os investigados empregaram todos os esforços, inclusive com a realização de ações clandestinas em relação aos parentes do monitorado”. Em mais de uma conversa, os membros da organização conversam sobre como identificar o celular usado pelo ex-deputado.

 

“Fala amigão. Eles são muito ariscos. Trocam o chip a todo instante. Mas consegui um número que o Jean usou para baixar o Telegram”, escreveu um dos interlocutores, em uma das conversas de WhatsApp obtidas pela PF.

 

Em outro trecho, os usuários conversam sobre a suspeita de que Wyllys estivesse nos Estados Unidos, usando um número de telefone que teria a foto de sua irmã no WhatsApp. De acordo com as autoridades, as ações datam do período em que o ex-deputado renunciou ao seu mandato na Câmara dos Deputados e passou a ministrar aulas sobre fake news na Universidade de Harvard, nos EUA.

 

INVESTIGADOS

Diversas figuras públicas foram espionadas pelo esquema ilegal montado na Abin. Entre eles estavam os ministros do STF Alexandre de Moraes, Dias Toffoli, Luís Roberto Barroso e Luiz Fux. Além do atual presidente da Câmara dos Deputados Arthur Lira e o seu antecessor, Rodrigo Maia.

 

O deputado Kim Kataguiri, a ex-deputada Joice Hasselmann, os senadores Alessandro Vieira, Omar Aziz, Randolfe Rodrigues e Renan Calheiros e o ex-governador de São Paulo João Dória também foram investigados pelo esquema.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

“Talarico”: traição de amante foi descoberta pouco antes de execução. Veja vídeo

Francisco Almir La Rosa Oliveira, 37 anos, foi morto a tiros nesta manhã (4/2) em uma concessionária da Avenida...

Homem morre após ser baleado ao invadir casa de prefeita de cidade da Bahia

Meta descrição: Homem invade a residência da prefeita de Mundo Novo, Bahia, por volta das 20h desta quarta-feira (4). O confronto com o...

Filho de João Gilberto é condenado por injúria e difamação contra advogado da ex-mulher do artista

O músico João Marcelo de Oliveira, filho do falecido João Gilberto, foi condenado pela Justiça do Rio de Janeiro por injúria e difamação....