James Webb pode ter detectado exoplaneta com atmosfera e oceano

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Um grupo de astrônomos utilizou o Telescópio Espacial James Webb para identificar um exoplaneta que, segundo as observações, parece ter as condições necessárias para abrigar uma atmosfera densa.

 

O exoplaneta, denominado LHS 1140 b, está localizado a 48 anos-luz da Terra e possui cerca do dobro do tamanho do nosso planeta. As observações foram realizadas no final do ano passado, em uma colaboração entre as agências espaciais dos EUA, Canadá e Europa.

Com base nessas observações, foi considerada a possível existência de uma atmosfera densa, o que sugeriria a presença de um oceano em estado líquido, apesar de o LHS 1140 b ser provavelmente um mundo gelado, semelhante à lua Europa de Júpiter.

“O LHS 1140 b é um dos melhores exoplanetas pequenos na zona habitável capazes de sustentar uma atmosfera espessa, e podemos ter encontrado evidências de ar nesse mundo”, afirmou Ryan MacDonald, coautor do estudo da Universidade de Michigan. “Provavelmente precisaremos de anos de observações adicionais para garantir uma detecção concreta de uma atmosfera no LHS 1140 b, mas é promissor que o reconhecimento inicial esteja valendo a pena.”
 
 

Leia Também: James Webb capta fotografias impressionantes de estrela em formação

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

O novo filme da Bridget Jones que mostra como ela está lidando com a vida moderna

Bridget Jones está de volta aos cinemas em 2026 com Bridget Jones: Louca pelo Garoto, uma comédia romântica que mostra a vida adulta...

Acabou para a Starlink? Blue Origin quer lançar satélites com internet rápida

Os planos da Blue Origin de Bezos para criar a TeraWave, rival da Starlink de Musk A Blue Origin, de Jeff Bezos, anunciou planos...

Lua hoje: confira a fase da Lua neste domingo 08/02/2026

Fases da Lua em fevereiro de 2026: calendário, fases e observação Este mês traz um calendário lunar claro para quem...