Sedur concede autorização ambiental para intervenções e requalificação da Avenida Contorno; saiba prazo

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A intervenção na Avenida Lafayete Coutinho, conhecida popularmente como Avenida Contorno, ganhou um avanço para o início das obras. A Secretaria de Desenvolvimento Urbano da capital (Sedur) concedeu autorização ambiental para a execução das obras, com permissão de dois anos para a realização das mudanças. 

 

As regiões do Vale do Canela, Campo Grande e Bairro 2 de Julho ao Comércio, parte mais baixa da cidade, passarão por obras, através da Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF), que desenvolveu um projeto com o objetivo de dinamizar a região e melhorar ainda mais a vista para o mar da Baía de Todos-os-Santos. 

 

No período de execução da obra, a FMLF deverá sinalizar a Transalvador sobre o início das intervenções. Além disso, existe ainda a necessidade de autorização da Secretaria de Patrimônio da União (SPU) – por se tratar de uma área da União. Além disso, deve seguir todas as recomendações do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC). 

 

Outro ponto que deve ser respeitado é o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU), já que as obras ocorrem em áreas de “bordas de marinha”, com proteção cultural e paisagística. 

 

O QUE MUDA?
A intervenção prevê, entre outras ações, a retirada da mureta que fica entre o passeio e a via, o alargamento e elevação do passeio para que fique no mesmo nível da pista e para que as pessoas possam caminhar de maneira mais segura; a construção de uma ciclovia com a mesma extensão da avenida e implantação de alguns bancos ao longo do passeio onde as pessoas poderão parar para contemplar o mar e o conjunto arquitetônico Solar do Unhão onde hoje está situado o Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM). 

 

O triângulo situado no acesso à Ladeira do Gabriel e ao Largo dos Aflitos será revitalizado, ganhando o formato de uma pequena praça. Nas proximidades, será criado um ponto de ônibus, facilitando o acesso ao MAM. O projeto propõe ainda a remoção dos postes e transformadores da região e a realocação da rede para uma subestação abaixo do mirador. 

 

Na área próxima ao Bahia Marina, serão implantados dois decks de madeira suspensos sobre a área verde, que receberão um tratamento paisagístico. Também será ordenada uma área de estacionamento debaixo do viaduto, entre o trecho de acesso da Bahia Marina e a Praia da Preguiça. Além disso, os acessos à área de praia serão totalmente revitalizados com a construção de rampas, corrimãos e escadas. Ao lado do Restaurante Amado, por exemplo, uma ampla escadaria será construída com paisagismo, arquibancada e rampa, permitindo também o acesso de Pessoas com Deficiência ou com mobilidade reduzida. 

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Técnico espanhol é citado como sócio em empresa que recebeu R$ 468 milhões do Banco Master

Um treinador espanhol que comanda o NorthEast United, da Liga Indiana, passou a figurar como sócio de uma empresa envolvida em...

Vitória garante lucro com venda de Lucas Esteves ao futebol mexicano; entenda

O lateral-esquerdo Lucas Esteves, que defendeu o Vitória na temporada de 2024, foi vendido pelo Grêmio ao Atlético San Luis, do México, em...

Dorival critica calendário após derrota para o Bragantino: “Preparação não foi ideal”

O técnico Dorival Júnior foi apresentado no Corinthians com um tom realista: o time encara um início de ciclo sob pressão após a...