Ilhéus lidera ranking da Transparência Internacional na Bahia

Publicado:

compartilhe esse conteúdo


Ilhéus conquista a liderança no ranking da Transparência Internacional na Bahia

A organização Transparência Internacional divulgou recentemente seu ranking sobre transparência e governança pública entre 78 municípios baianos abrangendo cinco Territórios de Identidade – Litoral Sul, Baixo Sul, Extremo Sul, Costa do Descobrimento e Médio Rio de Contas. Ilhéus se destacou como o primeiro colocado, atingindo a marca de 77,1 pontos.

O propósito do ranking é avaliar se as prefeituras estão implementando políticas essenciais para promover a transparência e integridade. Essa avaliação visa garantir que os municípios estejam adotando medidas para combater desvios de recursos públicos e estabelecendo mecanismos transparentes e técnicos para a distribuição de recursos através de emendas parlamentares ao orçamento.

Principalmente em anos eleitorais, essa avaliação desempenha um papel crucial na redução dos riscos de corrupção associados à distribuição desses recursos, incentivando a divulgação transparente e responsável das emendas municipais, estaduais, federais e transferências especiais. Desse modo, o índice contribui para fortalecer a governança pública e aumentar a confiança da população nas administrações municipais.

O resultado obtido reflete uma gestão comprometida e com foco na saúde financeira do município. Desde o início de seu mandato, o prefeito Mário Alexandre e sua equipe têm trabalhado incansavelmente para resgatar a credibilidade do município, que anteriormente era conhecido por descumprir prazos, não elaborar projetos e negligenciar seus servidores. Em pouco mais de sete anos, Ilhéus se tornou referência ao receber investimentos e recursos dos governos estadual e federal, além de ter priorizado o bem-estar de seus funcionários públicos. “Nossa administração sempre priorizou a responsabilidade fiscal e a transparência, garantindo que cada recurso seja utilizado de maneira eficiente e transparente, impulsionando o desenvolvimento sustentável e a confiança de nossa população”, enfatizou o prefeito Mário Alexandre.

A Transparência Internacional (TI), com sede em Berlim, é uma organização global dedicada ao combate à corrupção e associada a redes internacionais como o G20 e o Pacto Global das Nações Unidas, contando com mais de 100 capítulos em todo o mundo, incluindo o Instituto Nossa Ilhéus, responsável pela avaliação divulgada. O processo de avaliação, realizado entre os meses de abril e maio, utilizou a metodologia da TI – Brasil para verificar se os municípios possuíam legislações e práticas voltadas à integridade e transparência, como a Lei Anticorrupção. O objetivo foi garantir uma alocação transparente e técnica dos recursos por meio de emendas parlamentares, reduzindo os riscos de corrupção.

Para mais informações sobre o ranking, acesse o site da Transparência Internacional Brasil.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Homem é preso por suspeita de agressão contra mulher e bebê de quatro meses em Camaçari

Polícia Civil prende suspeito de violência doméstica e participação em homicídio em Monte Gordo, Bahia Meta descrição: Polícia Civil prende homem de 35 anos...

Após liberação da Sefaz, Pituaçu tem alvará emitido e está apto a receber jogos do Baianão

SEO Meta descrição: Pituaçu é liberado para receber partidas do Campeonato Baiano após alvará municipal e regularização junto aos órgãos competentes. Entenda as etapas,...

Três suspeitos morrem em operação policial após denúncia de grupo armado em Porto Seguro

Uma operação da Polícia Militar resultou na morte de três homens na madrugada desta segunda-feira, 12, em Porto Seguro, no Extremo Sul da...