Quem é Renato Duque, ex-diretor da Petrobras condenado a 98 anos

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Renato de Souza Duque, engenheiro brasileiro que ocupou o cargo de diretor de Serviços na renomada empresa Petrobras, ficou conhecido por ter sido condenado em 2015 durante a operação Lava Jato. As acusações que resultaram em sua condenação envolvem crimes como corrupção, lavagem de dinheiro e participação em organização criminosa. Recentemente, em 18 de julho, a Justiça Federal de Curitiba emitiu um mandado de prisão contra Duque, determinando o cumprimento da pena de 98 anos em regime fechado.

Em março de 2015, Renato Duque foi detido durante a Operação Lava Jato e posteriormente condenado em seis processos, totalizando uma pena superior a 70 anos de prisão. Após cumprir cinco anos em regime fechado, uma decisão do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) resultou em sua libertação.

Atuando como diretor da Petrobras de 2003 a 2015, Duque foi preso em março de 2015. Ele é pai de Daniel Tibúrcio Duque, que ocupou a Diretoria de Serviços da Petrobras.

O ex-diretor admitiu participação em crimes relacionados a uma suposta rede de propinas direcionadas ao PT e integrantes de alto escalão do partido, como o ex-ministro da Fazenda Antonio Palocci, José Dirceu e o atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Como um dos primeiros alvos do alto comando da Petrobras na Operação Lava Jato, Renato Duque reagiu fortemente quando a Polícia Federal realizou buscas em sua residência em novembro de 2014, questionando em desabafo a seu advogado: “Que país é esse?”

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Vereador é investigado por ofertar dinheiro a menores em troca de sexo

Resumo SEO: Vereador de Praia Grande é investigado por suposta oferta de dinheiro e presentes a menores de idade em troca de favores...

Grupo é preso por fraude em compra de abadás e prejuízo acima de R$ 10 mil às lojas

Dois homens, 33 e 34 anos, e uma mulher, 26, foram detidos em Salvador, no bairro Caminho das Árvores, sob suspeita de comprar...

Carnaval tem policiais disfarçados e prisão de ladrões de celulares. Veja vídeo

Policiais civis fantasiados de Scooby-Doo prenderam, neste sábado (14/2), três suspeitos de furtar celulares de foliões nos blocos de Carnaval na região da...