ARACAJU, SE (FOLHAPRESS) – Nesta quinta-feira (18), a repórter Renata Varandas foi desligada da Record. Atuando na cobertura política em Brasília (DF), Varandas foi demitida por ter vazado trechos da entrevista com o presidente Lula para o mercado financeiro, antes da veiculação no Jornal da Record na terça-feira passada (16).
A divulgação dos trechos foi feita pela corretora BGC e atribuída à Capital Advice, uma agência de análise política da qual Renata Varandas é uma das três sócias.
A declaração de Lula de que ainda precisava ser convencido sobre os cortes de gastos e que a meta fiscal não necessariamente precisava ser cumprida, mesmo tendo se comprometido com o arcabouço fiscal, foi repassada aos investidores pela empresa.
No dia da divulgação, o dólar teve um salto e analistas do mercado alegaram que as declarações do presidente geraram incertezas fiscais.
Os reflexos das declarações no câmbio começaram por volta das 12h20, quando a cotação do dólar começou a subir. Às 12h43, houve uma alta da moeda americana em relação ao real, alcançando a máxima do dia às 13h40, a R$ 5,462 – uma valorização de 0,33% em relação ao dia anterior.
Às 13h48, a Record divulgou o trecho da entrevista que estava causando os tumultos no mercado, e o dólar voltou a cair. No final do dia, a moeda fechou em baixa de 0,31%, a R$ 5,428. Em meio à volatilidade, a Bolsa também encerrou o dia em território negativo após as declarações do presidente.
Rentata Varandas foi afastada já na quarta-feira (17). O vazamento gerou desconforto na Record por dois motivos principais. Primeiramente, houve a quebra de confiança de uma jornalista que desfrutava de grande prestígio na emissora. Além de repórter, Renata era apresentadora do Jornal da Record em substituição a Christina Lemos.
O segundo motivo foi que o vazamento provocou turbulências na relação da Record com o governo Lula, que vinha sendo reconstruída nos últimos meses após desentendimentos anteriores às eleições de 2022. A equipe do Ministério da Fazenda, liderada por Fernando Haddad, foi fortemente impactada pelo incidente.
A demissão só foi efetivada na quinta-feira (18) devido às tentativas de executivos que apreciavam o trabalho de Renata Varandas de reverter a situação, o que não ocorreu.
Questionada pela reportagem, a Record Brasília confirmou o desligamento de Renata Varandas. “A Record informa o desligamento da repórter Renata Varandas, que a partir desta quinta-feira (18/07/2024) não faz mais parte da equipe de jornalismo da emissora”. Renata também foi contatada pela reportagem, mas não respondeu às mensagens.

Facebook Comments