O que se sabe sobre falha de TI que provocou apagão cibernético global

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Diversas empresas e serviços em todo o mundo foram afetados devido a problemas de TI, com relatos de falhas em bancos, supermercados e outras grandes instituições, resultando na interrupção de serviços. Algumas companhias aéreas alertaram sobre atrasos, enquanto alguns aeroportos precisaram suspender ou cancelar voos.

A origem da interrupção ainda está sob investigação, porém, aparentemente está impactando globalmente computadores com sistema operacional Windows. Relatos de problemas surgiram em países como Estados Unidos, Reino Unido, Austrália, Nova Zelândia, África do Sul e Índia.

De acordo com a rede de televisão norte-americana ABC, voos de companhias aéreas como American Airlines, United e Delta foram suspensos devido a essa falha.

A empresa de segurança de TI Crowdstrike divulgou uma mensagem pré-gravada informando sobre relatos de travamentos no Windows relacionados ao sensor Falcon da Microsoft.

“Agradeçemos por entrar em contato com o suporte da Crowdstrike. Estamos cientes dos relatos de falhas no Windows relacionados ao sensor Falcon”, dizia a mensagem.

Serviços Afetados

No Reino Unido, consultórios médicos relataram dificuldades para acessar registros de pacientes ou agendar consultas. A Sky News ficou fora do ar temporariamente, enquanto a principal empresa ferroviária britânica alertou os passageiros sobre possíveis interrupções devido a problemas de TI generalizados.

Companhias aéreas também foram impactadas, resultando no cancelamento de voos em empresas como American Airlines, Delta Airlines e United Airlines nos Estados Unidos. Aeroportos na Alemanha e Espanha também enfrentaram problemas.

Uma fonte da agência de notícias Reuters informou que os scanners de embarque automatizados no aeroporto de Edimburgo, na Escócia, ficaram offline, levando o aeroporto a realizar a verificação dos cartões de embarque manualmente.

O aeroporto Schiphol, em Amsterdã, comunicou: “Atualmente, temos uma falha global no sistema que também impacta voos de e para Schiphol. O impacto está sendo avaliado.” Já o aeroporto de Brandemburgo, em Berlim, explicou que devido a uma falha técnica, haverá atrasos no processo de check-in.

Segundo a polícia do Alasca, nos Estados Unidos, as linhas de emergência 911 caíram devido a uma interrupção nacional relacionada à tecnologia, afetando o funcionamento de diversos call centers de emergência e não emergência em todo o estado.

No Reino Unido, os serviços ferroviários Southern, Thameslink e Gatwick foram…

Express e Great Northern – todas as quatro marcas da Govia Thameslink Railway – enfrentaram problemas generalizados de TI.

A London Stock Exchange está entre as empresas atingidas pelo apagão cibernético. Em um comunicado, afirmou que “o serviço de notícias RNS está atualmente lidando com um problema técnico global de terceiros, impedindo a publicação de notícias em www.londonstockexchange.com. As equipes técnicas estão trabalhando para restabelecer o serviço. Outras atividades em todo o grupo, incluindo a London Stock Exchange, continuam operando normalmente.”

Emissoras de TV e rádio foram afetadas, com a SkyNews incapaz de transmitir ao vivo no dia de hoje (19/7). David Rhodes, CEO do SkyNews Group, explicou no X: “A Sky News não conseguiu transmitir TV ao vivo hoje, pedimos desculpas aos espectadores pela interrupção. A maior parte de nosso noticiário ainda está disponível online, e estamos nos esforçando para restaurar todos os serviços.”

O Ministério da Defesa do Reino Unido confirmou que está monitorando a situação e não foi afetado. De forma independente, outras autoridades do governo do Reino Unido estão indicando que não consideram este incidente como um ataque cibernético de estados hostis ou criminosos.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Janja rebate críticas a rebaixamento de escola compartilhando publicação que diz “a arte não é para os covardes”

Sem se pronunciar diretamente sobre o rebaixamento da escola de samba Acadêmicos de Niterói, que neste carnaval de 2026 desfilou fazendo uma homenagem ao...

Celular de corretora morta por síndico estava em tubulação de prédio

Reprodução/PCGO O celular da corretora de imóveis Daiane Alves, encontrada morta em Caldas Novas (GO) depois de passar mais de um mês desaparecida, foi localizado...

Lendas do futebol prestam apoio a Vini Jr. após caso de racismo; veja

Vini Jr. acusou Prestianni de racismo durante duelo entre Benfica e Real Madrid. Nomes como Henry e Rooney defenderam o brasileiro