Presidente do TJ-BA realiza reunião de análise da estratégia com gestores da Corte

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Um panorama parcial do desempenho do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) foi apresentado durante a XXIX Reunião de Análise da Estratégia (RAE). O encontro ocorreu no Tribunal Pleno na última segunda-feira (15), reunindo os gestores da Corte junto ao Comitê de Governança (CGov), enfatizando a importância do fortalecimento do diálogo entre os membros envolvidos.

“Este momento destina-se a cada responsável por sua unidade se colocar à disposição para colaborar com sua parcela de contribuição em parceria com todos os setores”, declarou a presidente do TJ-BA, desembargadora Cynthia Maria Pina Resende.

O CGov, alterado pelo Decreto Judiciário nº 143 de 6 de fevereiro de 2024, é encarregado de desenvolver e promover políticas relacionadas à governança institucional, exercendo funções diretivas, consultivas e de assessoramento.

Durante a reunião, que teve a apresentação liderada pelo secretário de Planejamento e Orçamento do Judiciário baiano, Pedro Vivas, foram discutidos os indicadores estratégicos e as Metas Nacionais.

“Estimamos que, neste ano, alcancemos a marca de 2.055.000,00 (dois milhões e cinquenta e cinco mil) processos finalizados. Seria o índice mais alto em nossa série histórica desde 2017”, ressaltou o secretário, após destacar um aumento de quase 10% no desempenho desse indicador. Além disso, o Índice de Produtividade dos Magistrados (IPM) aponta um crescimento de 10,00% (p.p), representando um total de 2.982 processos por magistrado em 2024.

“Esta é uma oportunidade para que as instituições avaliem a execução de sua estratégia, bem como possíveis melhorias e ajustes necessários”, afirmou Pedro Vivas.

Em seguida, a Coordenadora de Projetos e Processos, Cristina Cunha, explanou sobre o portfólio de ações estratégicas, detalhando aos participantes os níveis de execução e as datas previstas para cada uma delas. Também foi aberto espaço para solicitações de alterações e propostas de projetos.

As discussões realizadas no encontro estão alinhadas com o Plano Estratégico do Poder Judiciário do Estado da Bahia para o período de 2021 a 2026, e estão de acordo com a Estratégia Nacional do Poder Judiciário de 2021 a 2026 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

As próximas RAEs estão agendadas para os dias 21 de outubro e 17 de dezembro deste ano.

Além da presidente do TJ-BA, outros membros presentes na abertura da reunião foram o corregedor-geral de Justiça (CGJ), desembargador Roberto Maynard Frank, a corregedora das Comarcas do Interior, desembargadora Pilar Célia Tobio de Claro, o juiz Humberto Nogueira representando o 1º vice-presidente do TJ-BA, desembargador João Bosco de Oliveira Seixas, e a assessora Líbia Andrade representando o 2º vice-presidente do TJ-BA, José Alfredo Cerqueira da Silva.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Acordo entre MP-BA, Estado da Bahia e Prefeitura evita fechamento de escolas estaduais em Feira de Santana

<meta name="description" content="Acordo entre o Ministério Público da Bahia, a prefeitura de Feira de Santana e o Governo do Estado evita o fechamento...

Presidente do STF defende código de ética com transparência para evitar “filhofobia” e mudança cultural

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Edson Fachin, afirma que a institucionalização de regras éticas para a Corte deve provocar uma...

Roubo a padaria: inocentes tiveram prisão decretada em audiência no DF

Cléia Maria da Silva, 44, e Thiago Soares, 40, foram baleados em 4 de janeiro durante um roubo a uma padaria em Samambaia,...