Produção de chocolate associada ao turismo incrementa economia da Costa do Cacau

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA) promove a Estrada do Chocolate, um roteiro turístico que permite vivenciar a história da lavoura cacaueira, desde as fazendas centenárias até o surgimento do polo chocolateiro na região.

“Para nós, pequenos produtores, seria muito mais difícil trabalhar a marca sem a vitrine do festival, que atrai empresários do segmento e turistas”, afirmou Leilane Benevides, criadora da fábrica de chocolate que leva o nome de sua família, localizada no sul da Bahia. Esta declaração foi dada durante o Chocolat Festival, realizado no Centro de Convenções de Ilhéus, até domingo (21).

O evento, o maior do gênero na América Latina, movimenta a zona turística Costa do Cacau, com o apoio do Governo do Estado. Com 200 expositores e mais de 100 marcas, o festival espera gerar R$ 20 milhões em negócios.

Para Maurício Bacelar, titular da Setur-BA, que marcou presença na abertura do festival na quinta-feira (18), “o Governo da Bahia incentivou a produção de amêndoas de cacau de alta qualidade, transformadas em chocolates finos reconhecidos internacionalmente, criando um roteiro temático. Isso diversifica a oferta turística na Costa do Cacau e fortalece a economia regional”, disse.

Em destaque no evento, a fábrica de chocolate Cacau Luzz acumula prêmios nacionais e internacionais, utilizando amêndoas produzidas no município baiano de Iguaí. “A Bahia lidera a produção de chocolates finos no Brasil. Esse nicho de mercado impacta o turismo, com várias fazendas de cacau oferecendo a experiência sensorial, desde a roça até a barra de chocolate”, afirmou Josiane Luzz, fundadora da marca.

A fábrica Bahia Cacau Chocolate, representando a agricultura familiar, é a primeira do modelo no país. “Além de divulgar nossa marca, participar do festival promove a agricultura familiar no mundo, com um modelo de produção sustentável da sociobiodiversidade, desenvolvido no sul da Bahia”, ressaltou Josivaldo Dias, gerente comercial.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Mulher é detida ao tentar entrar com drogas nas partes íntimas no Conjunto Penal de Lauro de Freitas

Segurança na Bahia: Bodyscan impede entrada de drogas em unidade prisional Em Lauro de Freitas, no Conjunto Penal, a SEAP, com a Polícia Penal...

Suspeito é preso após ser acusado de abuso sexual contra os próprios filhos em Correntina

Um homem de 45 anos foi preso em Correntina, cidade da Bacia do Rio Corrente, suspeito de abusos sexuais contra os próprios filhos....

Taxista tem carro roubado durante corrida em Jequié; assaltante errou tiro e fugiu

Um taxista teve o carro levado durante uma corrida na noite desta quinta-feira em Jequié, cidade do Médio Rio de Contas, no Sudoeste...