OAB-BA promove nesta segunda e terça-feira 4ª Conferência Estadual da Mulher Advogada

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Bahia (OAB-BA), está dando início nesta segunda-feira (22) à 4ª Conferência Estadual da Mulher Advogada. O evento ocorrerá até terça-feira (23) no Centro de Convenções da Boca do Rio, em Salvador, com destaque para a palestra de abertura da ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) e atual presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Cármen Lúcia.

Pela primeira vez, a conferência é liderada por uma mulher na presidência da seccional, juntamente com uma diretoria majoritariamente feminina. Realizada a cada três anos pela OAB-BA, a conferência faz parte do plano de valorização da advocacia feminina na Bahia.

Com uma expectativa de mil participantes, o evento deste ano terá como tema “Mulheres Plurais: caminhos para mudar o mundo”. A programação envolverá questões de pluralidade e responsabilidade social, explorando tópicos como igualdade de gênero e raça, sustentabilidade, políticas públicas e promoção da igualdade social, através de mais de 20 painéis.

Abordando a diversidade de experiências e backgrounds das participantes, a conferência busca destacar a importância de temas como igualdade de gênero e raça na construção da pluralidade e das vivências de cada uma. O evento contará com palestrantes renomadas, como a ministra do TSE Vera Lúcia Araújo e a professora e ativista Denise Carrascosa, distribuídas ao longo dos diversos painéis.

Além de organizar o evento com foco nas advogadas, o objetivo é incentivar a participação de diferentes perfis na construção de um futuro mais inclusivo. A conferência está aberta a qualquer pessoa interessada em contribuir para a transformação, independentemente da área de atuação, idade ou gênero, com uma programação diversificada que vai além do universo jurídico.

Reconhecendo os desafios de conciliar a participação no evento com responsabilidades maternas, a conferência deste ano contará com novidades importantes, como o Espaço Kids, Espaço Amamentação e Fraldário para mães que precisarem levar seus filhos ou amamentá-los durante o evento.

A diversidade é um dos pilares da conferência, evidenciado tanto nos temas abordados nos painéis, como “Diversidade, Inclusão e Responsabilidade Social” e “Desafios e Oportunidades para as Mulheres na Sociedade Contemporânea”, quanto na variedade de palestrantes. Cerca de 100 mulheres, incluindo mães, indígenas, portadoras de deficiência, mulheres trans, advogadas do interior e defensoras dos direitos humanos, estarão à frente dos dois dias de evento.

A pluralidade presente no evento reflete a união das participantes, independentemente das diferenças individuais, destacando o ponto em comum de serem mulheres em busca da igualdade e do empoderamento.Lutando contra os mesmos obstáculos, como o machismo, a misoginia e a falta de políticas públicas e oportunidades, a presidente da Comissão de Proteção aos Direitos da Mulher da OAB da Bahia, Renata Deiró, compartilhou sua visão.

A presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB-BA, Daniela Portugal, concorda com a importância da união feminina e destaca que a conferência é uma oportunidade para refletir sobre a diversidade de vivências das mulheres ao longo do tempo.

Reforçando a relevância da pluralidade feminina, Lorena Peixoto, vice-presidente da Comissão da Mulher Advogada, enfatizou que ao abordar a diversidade, a conferência busca promover a compreensão de que garantir a igualdade real requer dar voz, espaço e escuta a todas as pessoas.

Fernanda Barbosa, vice-presidente da Comissão de Proteção aos Direitos da Mulher, destacou a importância de eventos como este, que, em um mundo onde a equidade de gênero ainda é uma batalha constante, são essenciais para evidenciar as conquistas, desafios e as várias facetas das mulheres que atuam na advocacia.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Luciana Gimenez é citada em arquivos de Epstein por transação de mais de R$ 60 milhões

Relatórios oficiais ligados ao caso Jeffrey Epstein, divulgados pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos, mencionam o nome da apresentadora Luciana Gimenez em...

Trabalhador morre após máquina de cimento ser ligada com ele dentro

Reprodução/Samu Um trabalhador morreu nesta segunda-feira (9/2), em Águas Lindas de Goiás (GO), após ficar preso dentro de uma máquina industrial de concreto que...

Marcos Buzzi recebe nova denúncia de assédio sexual após acusação envolvendo jovem de 18 anos

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) recebeu uma nova denúncia de assédio sexual contra o ministro Marco Buzzi, do Superior Tribunal de Justiça...