Condutor de carro na contramão admitiu ter bebido, mostra câmera de PM

Publicado:

No estado de São Paulo, as câmeras corporais dos agentes que investigaram o trágico acidente que resultou na morte do motorista de aplicativo Ednaldo de Souza Mendes, de 41 anos, capturaram o momento em que os agentes deixaram de solicitar o teste do bafômetro a Felipe Malheiro, condutor do veículo que trafegava em alta velocidade na contramão, mesmo ele admitindo ter ingerido bebidas.

Felipe Gambeta Malheiro e Gustavo Moreira Cardozo, ambos de 21 anos, estavam no veículo que invadiu a pista contrária da avenida Dr. Timóteo Penteado, em Guarulhos, na Grande São Paulo, durante uma ultrapassagem mal sucedida, resultando na colisão frontal com o veículo da vítima, em 13 de julho.

Inicialmente, Felipe se apresentou aos policiais militares como o condutor responsável pelo acidente. Ele enfrentará acusações de fraude processual e por entregar o carro a uma pessoa não habilitada, uma vez que as câmeras de segurança registraram o exato momento em que ele saiu do banco do passageiro do veículo. No vídeo abaixo, é possível observar Gustavo Cardozo saindo do veículo pela porta do motorista.

Nenhum dos envolvidos foi submetido ao teste do bafômetro. Os policiais que estiveram no local consideraram que o jovem não apresentava sinais de embriaguez, conforme relataram em seus depoimentos. Além disso, afirmaram não possuir, no momento do acidente, o aparelho de etilômetro necessário para realizar o teste.

Felipe e Gustavo foram indiciados pela Polícia Civil por homicídio doloso com dolo eventual. O 1º Distrito Policial (DP) de Guarulhos entendeu que os dois assumiram o risco de provocar a morte da vítima. Atualmente, eles estão respondendo ao crime em liberdade.

Com base nas imagens das câmeras de segurança, obtidas pelo portal G1, os policiais conversam com Felipe Malheiro no hospital, onde ele e seu amigo foram atendidos após o acidente. Durante a conversa, o jovem admite ter consumido álcool ao ser questionado por um policial: “Você ingeriu bebida alcoólica?” ao que Felipe responde: “Somente ao meio-dia. Meio-dia do dia anterior”.

O agente ainda questiona se o rapaz havia ingerido algum entorpecente, o que foi negado por ele. A conversa é encerrada com o policial informando que…

O veículo foi considerado perda total, e foi recomendado a Felipe que acionasse o seguro.

Postura dos policiais militares

No banco do passageiro do carro envolvido no acidente, foi encontrada uma garrafa de uísque. A Polícia Militar incluiu a imagem da bebida no boletim de ocorrência registrado.


momento acidente

6 imagens

Veículo de Ednaldo de Souza Mendes após colisão

Foto no boletim de ocorrência da PM mostra garrafa de uísque no banco do carona do i30, veículo causador do acidente
Felipe Gambeta Malheiro, 21 anos, saindo pelo banco do passageiro do veículo envolvido na colisão frontal com o carro do motorista de aplicativo Ednaldo
Gustavo Moreira Cardozo saindo do banco do motorista do veículo causador do acidente
Polícia Civil acusa Felipe Gambeta Malheiro e Gustavo Moreira Cardozo de homicídio com dolo eventual

1 de 6

O caso está sob investigação no 1º DP de Guarulhos

No momento da colisão, os PMs decidiram não registrar um Boletim de Ocorrência na Polícia Civil, pois não havia indícios de embriaguez ou uso de drogas por parte de nenhuma das partes. Em vez disso, elaboraram apenas um boletim de ocorrência militar e entregaram uma notificação de ocorrência aos envolvidos.

Nesse documento, a versão da vítima foi relatada, afirmando que “estava subindo a avenida, quando de repente, o carro veio na contramão e colidiu com meu veículo”. Ednaldo foi levado ao Hospital Notre Dame durante a madrugada de sábado, permanecendo consciente. Infelizmente, ele não resistiu aos ferimentos, e seu falecimento foi confirmado no final da tarde de domingo (14/7).

Após a confirmação da morte de Ednaldo, a natureza da ocorrência foi modificada pela Secretaria da Segurança Pública, resultando na abertura de um inquérito no 1º Distrito Policial de Guarulhos.

Os jovens envolvidos no acidente adquiriram dois “combos” de vodca e uma garrafa de licor em um bar momentos antes da colisão. A TV Globo obteve acesso à comanda de consumo do estabelecimento frequentado por Felipe e Gustavo naquela madrugada. Surpreendentemente, o bar se encontra a menos de um quilômetro do local do acidente.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

OAB-BA aprova resolução que permite acordo a advogados com processo ético por atuação sem inscrição suplementar

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Bahia (OAB-BA), aprovou uma nova resolução em uma sessão do Conselho Pleno na última sexta-feira, dia...

Oito motocicletas são confiscadas após relatos de vandalismo em ferry boat de Salvador

Na noite de domingo, dia 9, oito motocicletas foram confiscadas no Terminal Marítimo de São Joaquim, em Salvador. A ação ocorreu após denúncias...