Isaac Carvalho busca acordo com MP-BA para manobra que permite candidatura em Juazeiro; multa seria milionária

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Uma reviravolta na política de Juazeiro está agitando a base governista em meio às eleições municipais deste ano. Segundo informações obtidas pelo Bahia Notícias, o pré-candidato do PT e ex-prefeito da cidade, Isaac Carvalho, teria chegado a um acordo com o Ministério Público da Bahia (MP-BA) para um acordo de “não persecução cível”.

Detalhes da negociação revelam que representantes do MP-BA inicialmente resistiram à confirmação do acordo, mas acabaram cedendo após Isaac acionar o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). Com certa pressão, o acordo foi firmado, permitindo a candidatura de Isaac na cidade. O senador Jaques Wagner (PT) também teria atuado como um dos intermediadores nesse diálogo com o MP.

Isaac Carvalho era considerado o favorito para concorrer como candidato único da base formada pelo PT, PCdoB e PV. Apesar do apoio entusiasta do PT à sua candidatura, outros nomes dentro da base também se colocaram como pré-candidatos, como os deputados estaduais Zó do Sertão (PCdoB) e Roberto Carlos (PV), assim como os pré-candidatos fora da base, como Andrei da Caixa (MDB) e Joseph Bandeira (PSB).

Especialistas consultados pela reportagem afirmam que a celebração do acordo de não persecução cível é uma possibilidade, mas sua aplicação ao caso poderia ser desafiadora devido ao tempo previsto pela legislação para sua execução, que demandaria pelo menos sessenta dias.

Internamente, há descontentamento em relação à persistência do PT em torno da candidatura de Isaac Carvalho, cuja inelegibilidade foi confirmada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na última quinta-feira. Mesmo com outras candidaturas da base em jogo, como as de Zó (PCdoB) e Roberto Carlos (PV), o PT optou por enfatizar a candidatura de Isaac, ignorando outras possibilidades, o que gerou críticas de aliados.

Um dos interlocutores destacou que o impasse em Juazeiro poderia ter sido evitado se uma solução tivesse sido buscada meses atrás, quando as dificuldades jurídicas de Isaac Carvalho já eram conhecidas. Agora, o cenário político na cidade pode mudar completamente.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Léo Foguete abre Festival Virada na Arena O Canto da Cidade e garante que “coragem nunca faltou” para puxar um trio em Salvador

Abertura do Festival Virada Salvador 2026 com Léo Foguete — no primeiro dia do evento, neste sábado (27), a Arena O Canto da...

Idosa morre um mês após “abalo emocional” ao ter animais apreendidos pelo Ibama na zona rural de Ibirataia

Uma idosa de 92 anos, Nicézia Muniz Ferreira, moradora da zona rural de Ibirataia, faleceu neste sábado (27) após sofrer forte...

Cristiano Ronaldo marca 2, ajuda Al Nassr a vencer e fica a 44 gols do milésimo

Cristiano Ronaldo marca dois gols e se aproxima do milésimo pelo Al Nassr Cristiano Ronaldo brilhou novamente neste sábado ao marcar duas vezes na...