PF conduz 50,6 mil inquéritos, indica relatório

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A Polícia Federal está atualmente conduzindo 50.663 inquéritos em todo o país. Os crimes mais frequentes sob investigação são estelionato (7,3 mil casos), omissão de socorro (3,3 mil) e falsidade ideológica (3 mil). Outros crimes em destaque são descaminho, tráfico de drogas, lavagem de dinheiro, contrabando, peculato, moeda falsa e falsificação de documento público.

Os dados foram divulgados por meio do painel de Business Intelligence (BI) lançado pela PF no Portal de Dados Abertos, com o intuito de permitir o acompanhamento dos inquéritos policiais em andamento.

A ferramenta proporciona uma visão detalhada e dinâmica dos inquéritos em curso, apresentando informações quantitativas organizadas por tipo de crime, origem da comunicação, unidades da PF e Estados, com atualização dos dados a cada 24 horas.

De acordo com a PF, a iniciativa reforça o compromisso com a transparência, eficiência e prestação de contas à sociedade, sem negligenciar as medidas necessárias para preservar o sigilo das investigações em andamento.

Segundo a avaliação da PF, sob a direção do delegado Andrei Augusto Passos Rodrigues, o Business Intelligence contribui para o fortalecimento da democracia e Estado de Direito.

Dos mais de 50 mil inquéritos em andamento, 46,8 mil foram abertos por portaria, enquanto 3,7 mil foram instaurados em situações de flagrante. O painel de dados revela a existência de três situações em flagrante em andamento, sendo duas no Paraná e uma em Santa Catarina.

As superintendências com o maior número de inquéritos em andamento estão localizadas na região sudeste do país: São Paulo (5,5 mil), Rio de Janeiro (3,3 mil) e Minas Gerais (1,6 mil). O painel também aponta a origem das comunicações dos inquéritos, que incluem setores da Justiça, Receita Federal, Forças Armadas e representações estrangeiras.

Das 50 mil investigações em andamento, 18,7 mil foram abertas após comunicação do Ministério Público Federal. O painel demonstra que existem cinco inquéritos em andamento solicitados pela Presidência da República, que abordam crimes como violação de segredo profissional, invasão de dispositivo informático, injúria, estelionato e falsa identidade.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Governo Lula é aprovado por 32% dos brasileiros, afirma Datafolha; rejeição chega a 37%

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu avaliação de ótimo ou bom de 32% dos brasileiros, conforme a pesquisa Datafolha...

Espanha investiga 5 laboratórios por possível vazamento de peste suína

Catalunha investiga cinco laboratórios por possível surto de peste suína africana Autoridades da Catalunha informaram que investigam cinco laboratórios por...

Diretório Nacional do PT defende criação de Ministério da Segurança Pública

PT defende ministério exclusivo da Segurança Pública e discute desmembramento do Ministério da Justiça No último...