Salvador recebe supernavio de 366 metros e inaugura rota logística com a Ásia

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A cidade de Salvador recebeu, no dia 24 de quarta-feira, o impressionante MSC Orion, um supernavio com 366 metros de comprimento e 16 metros de calado. Com capacidade para transportar 15 mil contêineres, esta embarcação é a primeira do seu tipo a navegar pelas águas da Baía de Todos-os-Santos, marcando assim o início da rota logística direta entre a Bahia e o continente asiático.

 

A secretária de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec), Mila Paes, acompanhou de perto a chegada do supernavio ao terminal de contêineres em Água de Meninos. A cidade toda se beneficiará com o lançamento desta nova rota logística.

 

“Este é um dia de grande importância para a economia de Salvador. Sabemos que a balança comercial brasileira é positiva e o quanto o universo da logística e exportação é fundamental para a geração de riqueza. Ter uma conexão direta com a Ásia, especialmente com a China, é essencial para ampliar esse setor”, destacou.

 

“Acreditamos firmemente que Salvador, com essa nova conexão, se tornará um ponto de grande exportação, inclusive com o oeste do estado e outras regiões produtivas não apenas da Bahia, mas de outros estados que atualmente não têm uma ligação no Nordeste desse tipo”, acrescentou.

 

A secretária também mencionou as ações municipais para impulsionar esse setor, desde a qualificação da mão de obra em programas como o ‘Treinar para Empregar’ até a concessão de incentivos fiscais para o desenvolvimento de novos polos logísticos.

 

O Porto de Salvador foi o segundo no Brasil a receber autorização da Capitania dos Portos da Bahia para operar navios de até 366 metros. A rota com a Ásia será regular, com saídas semanais, fortalecendo as relações não apenas com a China, mas também com os mercados de todo o Extremo Oriente.

 

“Estamos inseridos na rota dos maiores navios do mundo, evidenciando a posição de destaque que Salvador vem alcançando e que beneficia uma ampla cadeia de produtores e indústrias de diversos segmentos, dentro e fora da Bahia”, avalia Demir Lourenço, diretor executivo do Terminal de Contêineres (Tecon) do Porto de Salvador.

 

Dentre os principais setores de exportação que poderão se beneficiar dessa rota direta estão o algodão baiano, carne, frutas, celulose, químicos e petroquímicos. Nas importações, os segmentos de energia renovável, químicos e petroquímicos, automotivo, fertilizantes e eletroeletrônicos também se tornarão mais competitivos.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Concessionária de aeroporto de Porto Seguro ficará mais 6 meses em gestão de terminal

Meta description: A Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra) renovou por seis meses o contrato de concessão do aeroporto internacional de Porto Seguro,...

STF barra recurso da Coelba e mantém responsabilidade por taxa de iluminação pública em município da Bahia

STF nega seguimento a agravo de Coelba sobre Cosip em Santa Cruz Cabrália O Supremo Tribunal Federal (STF), em decisão do ministro Alexandre de...

Com dispensa de licitação, governo contrata serviços de manutenção de ferrys-boats por mais de R$ 38 milhões

Meta descrição: Bahia firma contrato de manutenção para sete ferry-boats entre Salvador e a Ilha de Itaparica com a Emgepron, com dispensa de...