Ismael Zambada Garcia, conhecido como “El Mayo”, um dos co-fundadores do Cartel de Sinaloa, foi detido nos Estados Unidos (EUA) na quinta-feira (25/7). A entrega às autoridades ocorreu ao mesmo tempo que Joaquín Guzmán López, filho de Joaquín “El Chapo” Guzmán. As informações são da rede de televisão mexicana N+.
El Mayo é um dos criminosos mexicanos mais procurados e ganhou destaque nos anos 90 por liderar organizações de tráfico de drogas no México. Ele foi co-responsável pela fundação do Cartel de Sinaloa ao lado de Joaquín “El Chapo” Guzmán Loera.
O Cartel de Sinaloa, considerado uma das organizações de tráfico de drogas mais violentas e poderosas do mundo pelas autoridades norte-americanas, tem suas raízes nos esforços de El Mayo. Curiosamente, apesar de sua notoriedade, ele nunca tinha sido encarcerado anteriormente.
Pesam sobre Zambada Garcia acusações relacionadas à importação de grandes volumes de drogas para os EUA. Ele também é apontado como o mentor por trás do tráfico de substâncias como cocaína, heroína, metanfetamina e fentanil ao longo de décadas.
É citado pelas autoridades norte-americanas que Zambada Garcia coordenou o cartel, empregando pessoas para garantir rotas de transporte e armazéns para trazer e guardar drogas, além de recrutar “sicários” para sequestrar e assassinar no México como retaliação a rivais.
O Departamento de Estado dos EUA havia oferecido uma recompensa de US$ 15 milhões por informações que levassem à captura e condenação de Zambada Garcia.

Facebook Comments