PL desiste de candidaturas próprias em quatro capitais

Publicado:

O Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, decidiu dar apoio a candidatos a seis prefeituras de capitais como gesto aos governadores que se uniram ao ex-presidente durante as eleições de 2022. Para evitar confrontos com nomes apoiados pelos governadores bolsonaristas, a sigla abriu mão de lançar candidaturas próprias em quatro capitais.

Os candidatos apoiados pelo partido do ex-presidente estão nos estados onde governam Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), Ratinho Junior (PSD-PR), Cláudio Castro (PL-RJ), Gladson Cameli (PP-AC), Jorginho Mello (PL-SC) e Eduardo Riedel (PSDB-MS). Das seis capitais – São Paulo, Curitiba, Rio de Janeiro, Rio Branco, Florianópolis e Campo Grande -, Bolsonaro e o PL optaram por não lançar candidatos próprios em quatro delas, mantendo apoio aos pré-candidatos apadrinhados pelos governadores.

Na cidade de São Paulo, o nome do deputado federal Ricardo Salles (PL-SP) chegou a ser considerado pelo partido, mas a pré-candidatura não foi oficializada. Bolsonaro decidiu apoiar o prefeito Ricardo Nunes (MDB), indicado por Tarcísio, mesmo que tenha expressado preferência pelo ex-ministro do Meio Ambiente de seu governo. Em São Paulo, o deputado federal Pablo Marçal (PRTB), apoiado pelos bolsonaristas, também entra na disputa pela sucessão de Nunes.

Desistência em Campo Grande

Em Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul, o deputado Marcos Pollon (PL), líder do movimento Proarmas, que planejava lançar sua candidatura, foi preterido pelo partido. Agora, o PL está apoiando o deputado federal Beto Pereira (PSDB), que fez críticas a Bolsonaro durante a pandemia e apoiou Simone Tebet nas eleições presidenciais de 2022. Sites locais relatam que o deputado chegou a apagar postagens em busca de apoio do PL.

A aliança entre os dois partidos para apoiar o candidato do governador Riedel desagradou setores bolsonaristas. O PL já mudou de apoio na capital por seis vezes antes de decidir apoiar Pereira, em uma sétima mudança de rumo.

Uma dessas mudanças envolveu o apoio à prefeita Adriane Lopes (PP), apoiada pela senadora Teresa Cristina (PP-MS), que acabou não se concretizando. Em Curitiba, o cenário permanece indefinido, mas espera-se que um nome do PL seja indicado para compor a chapa como vice-prefeito.

O candidato apoiado pelo governador Ratinho Jr., o atual vice-prefeito Eduardo Pimentel (PSD), expressou interesse em contar com o apoio do ex-presidente para sua campanha eleitoral. No entanto, uma possível aliança é complicada devido a conflitos passados entre o atual prefeito Rafael Greca (PSD) e os bolsonaristas.

O cenário no Sul

Na capital catarinense, Florianópolis, não houve resistências ao acordo feito com o prefeito Topázio Neto (PSD), que conta com o apoio do governador Jorginho Mello, do PL. O partido indicou a vereadora Maryanne Mattos (PL), líder da legenda na Câmara Municipal, como vice na chapa.

O vereador Gabrielzinho Meurer (PL), que era cotado para a posição, faleceu em 1º de julho vítima de pneumonia, antes que sua possível candidatura pelo partido fosse finalizada. Em janeiro, o deputado estadual Bruno Souza deixou o Novo e se filiou ao PL com intenção de concorrer à prefeitura, mas a negociação não vingou.

Em outras três capitais, é esperado que candidatos filiados ao Partido Liberal estejam em palanques opostos aos governadores que apoiaram Bolsonaro nas últimas eleições presidenciais. Em Goiânia (GO), Manaus (AM) e Cuiabá (MT), já há nomes do partido de Valdemar Costa Neto na disputa para outubro, concorrendo contra candidatos dos governadores bolsonaristas.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ancelotti não descarta retorno de Neymar à Seleção: “Tem qualidade”

Na véspera do amistoso contra o Japão, Carlo Ancelotti, técnico da Seleção Brasileira, comentou sobre a possibilidade de Neymar retornar à equipe. Durante...

DF tem 669 vagas de emprego nesta segunda; salários vão até R$ 4,1 mil

Nesta segunda-feira, o Distrito Federal oferece 669 oportunidades de emprego, de acordo com as agências do trabalhador da região. As vagas abrangem diversas...

Secretário pastor promove novo roteiro de SP com templo da Universal

O secretário municipal de Turismo, Rui Alves, também pastor da Igreja Universal, lançou um novo roteiro em São Paulo que inclui o Templo...