Julgamentos de crimes de violência político-partidária na Bahia serão feitos por Juízos da 1ª Vara Criminal

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) determinou que os Juízos da 1ª Vara Criminal de cada comarca terão a incumbência de processar, julgar e tomar as medidas cabíveis referentes a crimes de violência político-partidária cometidos entre 30 de setembro de 2022 e 5 de janeiro de 2023. A norma está em vigor desde 23 de julho.

De acordo com o TJ-BA, essa ação visa proteger a estabilidade social e reduzir os riscos à normalidade democrática e constitucional, especialmente durante o período pré-eleitoral até a posse dos candidatos eleitos.

A partir de agora, os Juízos Criminais serão responsáveis por lidar com casos de violência física ou moral, abrangendo crimes contra a honra, motivados direta ou indiretamente por questões político-partidárias.

Essa atribuição terá validade até 5 de janeiro de 2025. Dessa forma, questões políticas, eleitorais ou partidárias; de intolerância ideológica; ou de discordância com os valores e instituições do Estado Democrático de Direito, especialmente os relacionados ao processo eleitoral, à posse dos eleitos, à liberdade de expressão e à legitimidade das eleições ou dos candidatos, ficarão sob a responsabilidade dos Juízos da 1ª Vara Criminal. Nas comarcas de Jurisdição Plena, caberá ao Juiz da unidade jurisdicional respectiva.

Os Juízos das Varas Criminais terão que encaminhar à presidência do TJ-BA, a cada 10 dias úteis, todos os registros dos processos mencionados no ato conjunto. A Secretaria de Tecnologia da Informação e Modernização do TJ-BA será responsável por fazer as adaptações necessárias para a implementação dessa iniciativa.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Garrafas de vidro e bebidas sem rótulos: DF Legal faz balanço no Carnaval

A Secretaria de Estado de Proteção da Ordem Urbanística do Distrito Federal (DF Legal) realizou duas mil abordagens em 112 blocos de Carnaval espalhados...

Homem cai em carro alegórico da Grande Rio na Marquês de Sapucaí

Um homem caiu de um carro alegórico da Grande Rio durante o desfile da escola, na última...

França: 11 suspeitos são presos de morte de militante de ultradireita

Nesta quarta-feira (18/2), foram presas mais dois suspeitos na investigação da morte do militante Quentin Deranque, totalizando 11 detenções. O caso alimenta fortes...