As provas do Concurso Público Nacional Unificado (CNPU) serão distribuídas a partir de 3 de agosto, seguindo até a véspera da aplicação do exame em 18 de agosto. Mais de 2,1 milhões de candidatos participarão do concurso em 228 municípios das 27 unidades federativas do Brasil.
De acordo com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), responsável pela realização do concurso, as provas estão armazenadas em local não divulgado por questões de segurança, e este local é certificado pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin), sendo o mesmo utilizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para guardar provas de edições anteriores do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Os mais de 18,7 mil malotes contendo as provas do concurso estão armazenados há cerca de três meses, desde o adiamento do certame em decorrência da situação de emergência no Rio Grande do Sul causada pelas fortes chuvas, que prejudicaram os candidatos que fariam as provas naquele estado. A data original prevista no edital era 5 de maio.
Logística
Segundo informações da Agência Brasil, a partir de 3 de agosto, os envelopes contendo as provas serão encaminhados aos armazéns centrais dos Correios em cada estado, onde permanecerão por um período entre quatro dias e a véspera da aplicação, em 18 de agosto. O coordenador-geral de Logística do CNPU do MGI, Alexandre Retamal, explicou que após a chegada das provas nos estados, inicia-se a fase de distribuição para os municípios de aplicação.
“Quando as provas chegam nessas cidades, elas são armazenadas nos armazéns locais dos Correios, em cada local de aplicação. No dia da aplicação das provas, ocorre o transporte final, conhecido como ‘última milha’, onde as provas são levadas dos armazéns dos Correios até as escolas onde serão aplicadas. Ao final do concurso, no mesmo dia, as provas serão recolhidas, dando início à logística reversa”, detalha Retamal.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) estará presente nas rodovias para auxiliar nos deslocamentos necessários.
No novo cronograma completo do Concurso Unificado, o cartão de confirmação de inscrição, contendo os detalhes sobre os locais de prova, será divulgado em 7 de agosto. Os candidatos devem acessar o documento no mesmo site onde realizaram a inscrição para verificar se houve alguma alteração no local da prova.
A partir das 20h do dia 18 de agosto, os cadernos de prova estarão disponíveis no site. Logo em seguida, no dia 20 de agosto, será divulgado o gabarito preliminar das provas objetivas.
Os resultados finais alcançados pelos candidatos nas provas serão divulgados em 21 de novembro, e a previsão de posse nos cargos públicos é janeiro de 2025, com a convocação dos aprovados e para os cursos de formação.

Facebook Comments