O estado da Bahia irá expandir os locais de atendimento para a nova Carteira de Identificação Nacional (CIN) a partir de 1º de agosto. O projeto terá início nos postos do SAC e no Instituto de Identificação Pedro Mello. A ampliação começará com cinco postos em Salvador e dois na Região Metropolitana de Salvador (RMS), incluindo locais como o SAC Barra, Bela Vista, Shopping da Bahia e outros na capital, além de Camaçari e Lauro de Freitas na RMS.
Nesse sentido, um segundo momento da expansão acontecerá a partir de 8 de agosto, abrangendo seis postos, como o SAC Cajazeiras, Liberdade, Pau da Lima e Periperi em Salvador, e também em Candeias e Simões Filho na RMS, no interior do estado o atendimento começará a partir de 15 de agosto.
Para viabilizar a implementação do novo RG em 1º de agosto, a Rede SAC suspenderá o atendimento nos sete postos participantes nos dias 29 a 31 de agosto. Durante esse período, será possível fazer a retirada do RG anterior normalmente, sendo necessário apenas apresentar o protocolo para o documento pronto.
O agendamento para emissão da CIN é realizado através do aplicativo ou no portal GOVBA em todos os postos que disponibilizam o serviço. É importante lembrar que o atendimento da CIN já está em andamento nos postos SAC Pituaçu e Salvador Shopping na capital baiana. A primeira via do documento é gratuita e utilizará o CPF como número único de identificação.
Para solicitar o novo RG, será necessário apresentar a certidão de nascimento ou de estado civil, podendo ser original, cópia autenticada ou em formato eletrônico. A CIN permitirá a inclusão de outros documentos, informações de saúde, nome social, entre outros, agregando novas funcionalidades em relação ao RG anterior.
Outra novidade é a versão digital da CIN, que estará disponível no GOV.BR três dias após a impressão do documento físico, contendo um QR Code para verificação da autenticidade e dados. Os cidadãos não são obrigados a realizar a troca imediata para o novo documento, uma vez que o RG antigo é válido até 28 de fevereiro de 2032.
A implantação da CIN na Bahia é coordenada pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT) em parceria com o Instituto de Identificação Pedro Mello (IIPM) e a Secretaria da Administração (Saeb) através do SAC, com um investimento total superior a R$ 8,6 milhões. Para mais informações, a Saeb disponibiliza um site oficial, assim como o site institucional do SAC, e um call center para atendimento.

Facebook Comments