Pesquisador baiano assume comando do Conselho Diretor da ABIPTI

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O novo Conselho Diretor da Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica e Inovação (ABIPTI) tomou posse na sede da entidade, localizada no Parque Tecnológico de Brasília (BIOTIC), nesta segunda-feira (29). O conselho, formado por um presidente e cinco vice-presidências que representam as diferentes regiões do Brasil, foi eleito através de votação direta dos filiados em abril deste ano.

Diego Menezes, da Fundação Bahiana para o Desenvolvimento das Ciências (FBDC/BAHIANA DE MEDICINA), foi eleito presidente da ABIPTI. As vice-presidências regionais serão ocupadas por Alex Vallone, do IPT, representando a Região Sudeste; Carlos Eduardo Ribas, do LACTEC, representando a região Sul; André Tapajós, do FIT, representando a região Norte; Paulo do Eirado, do ITP, representando o Nordeste e Bruno Lamas, do CONSECTI, representando a região Centro-Oeste.

“Há 43 anos, a ABIPTI desempenha um papel significativo na representação de entidades públicas e privadas de pesquisa, desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação no país. Com presença em todas as regiões e 27 unidades federativas, conseguimos fortalecer o ecossistema de C,TeI do Brasil e conectar os institutos às empresas, promovendo esforços em prol da inovação”, explicou Diego Menezes. “Trabalharemos de forma conjunta para ampliar as interações com os associados de maneira qualificada e propositiva. Contamos com associados engajados que acreditam no papel desempenhado pela ABIPTI em nosso país”, completou.

Para colocar em prática suas ideias, Diego Menezes se comprometeu a realizar missões para escutar pessoalmente e entender as realidades de cada uma das cinco regiões após a posse. “Concluímos um ciclo de planejamento estratégico da ABIPTI, agora precisamos avaliar o progresso alcançado e, a partir disso, definir democraticamente o novo ciclo (2024-2029).”

“Para isso, será necessário mapear as diversas realidades dos nossos associados, levando em consideração as disparidades regionais, as áreas de atuação e, principalmente, os diferentes níveis de maturidade das instituições. Estamos em um momento oportuno, às vésperas da 5ª Conferência Nacional de C,TeI, que subsidiará a construção da nova Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (ENCTI) do Governo Federal”, destacou.

Outro destaque na posse feito pelo presidente da ABIPTI foi a importância de ampliar a comunicação com as três esferas do poder, especialmente com o Executivo e o Legislativo, a fim de aprimorar as políticas estaduais e nacionais de C,TeI, fundamentais para o desenvolvimento contínuo do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (SNCTI).

“Alguns estados ainda estão em processo de regulamentação de suas políticas de inovação. O Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação é um instrumento importante a nível nacional, mas precisa ser revisado e atualizado para atender às necessidades dos ICTs, o mesmo vale para a Lei do Bem e demais estruturas legais de incentivo à inovação do Brasil”, explicou Diego Menezes.

O Conselho Diretor tem como meta desenvolver parcerias estratégicas nacionais e internacionais que permitam a participação dos filiados da ABIPTI nos principais fóruns, comitês e eventos do setor de C,TeI. Neste ano, a associação já possibilitou a participação no Web Summit Rio, no IOTSWC em Barcelona, no IOTSCB em São Paulo, e há conversas avançadas para participação em outros eventos importantes a serem anunciados em breve, além de parcerias para acesso a fundos europeus, especialmente com Portugal e Espanha.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

CBF divulga tabela do Brasileirão Feminino A1; saiba a data do Ba-Vi

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou a tabela detalhada das 10 primeiras rodadas do Brasileirão Feminino A1 2026, com 18 clubes na...

Santos x São Paulo: confira a transmissão da Jovem Pan ao vivo

Santos x São Paulo abre a segunda rodada do Brasileirão com transmissão ao vivo pela Jovem Pan. A partida está marcada para as...

Banco Master utilizou terrenos de Ronaldinho Gaúcho para captação de R$ 330 milhões sem autorização do ex-jogador

Ronaldinho Gaúcho teve imóveis usados como lastro para captar 330 milhões de reais por meio do Banco Master. A operação, conforme a reportagem...