Uma nova projeção independente, liderada por pesquisadores brasileiros, indica que o opositor de Maduro, Edmundo González, conquistou 66,7% dos votos nas eleições na Venezuela, enquanto Maduro recebeu 30,7%. A margem de erro é de 0,6 ponto percentual, com 95% de confiança.
O levantamento foi realizado durante a apuração dos votos no domingo (28) e foi divulgado após os resultados oficiais. Os dados oficiais declararam a vitória de Maduro com 51,2% dos votos, contra 44,2% para González, o que gerou acusações de fraude.
A metodologia utilizada na pesquisa foi validada por Dalson Figueiredo, professor associado de ciência política na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e Raphael Nishimura, do Instituto de Pesquisa Social da Universidade de Michigan, ambos com experiência em amostragem eleitoral.
PROTESTOS
Inconformada com a situação, a população foi às ruas em várias cidades da Venezuela na segunda-feira (29). Durante os protestos, pelo menos uma pessoa foi morta e 46 foram detidas, segundo a ONG Foro Penal.
O primeiro óbito foi registrado no estado de Yaracuy, no noroeste do país. A organização responsável por monitorar os presos políticos não forneceu detalhes sobre as circunstâncias da morte.
A imprensa local relatou possíveis outras mortes, incluindo a de um adolescente de 15 anos em San Francisco, estado de Zulia, e a de um estudante de 30 anos em Maracay, no norte do país. Durante a mesma manifestação em que o segundo caso ocorreu, um jornalista foi ferido na perna, conforme divulgado pelo site Efecto Cocuyo.

Facebook Comments