O Irã anunciou sua intenção de atacar Israel em represália à morte de Ismail Haniyeh, líder político do Hamas, assassinado em Teerã nesta quarta-feira (31).
O líder do grupo terrorista foi morto durante um atentado aéreo nas primeiras horas do dia. Haniyeh estava no Irã para participar da posse do novo presidente do país, Masoud Pezeshkian. As informações foram divulgadas pelo Metrópoles, parceiro do Bahia Notícias.
Segundo a missão permanente do Irã na Organização das Nações Unidas (ONU), a retaliação tem como objetivo causar um “profundo arrependimento” em Israel.
“A resposta a um assassinato será, de fato, operações especiais – mais difíceis e destinadas a incutir profundo arrependimento no perpetrador [Israel]”, destacou a representação diplomática em comunicado oficial, sem fornecer mais detalhes.
Anteriormente, o governo iraniano, liderado pelo aiatolá Ali Khamenei, prometeu vingança contra Israel, sem especificar quais seriam as ações planejadas pelo regime islâmico.
O recente episódio envolvendo Irã e Israel aumenta a tensão entre os dois países, que, em abril, trocaram ataques com drones e mísseis.
No início do mês, o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, acusou o Irã de apoiar grupos rebeldes no Oriente Médio, como o Hamas, Hezbollah e os Houthis.

Facebook Comments