Um acordo de cooperação técnica será assinado na próxima quarta-feira (24) na sede do Museu do Mar em Salvador, com o intuito de explorar o potencial econômico marítimo da Bahia. A iniciativa é resultado da parceria entre a Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) e a Fundação Aleixo Belov (FAB).
A parceria inclui o lançamento do livro da Série Estudos e Pesquisas, intitulado “Potenciais da Economia do Mar”, bem como a criação do Atlas do Mar da Capital da Amazônia Azul. O evento é destinado a imprensa, especialistas, gestores públicos e empresas privadas convidadas. A Série Estudos e Pesquisas (SEP) é uma publicação periódica da SEI que apresenta pesquisas e trabalhos de especialistas convidados.
A nova edição, focada na economia do mar, irá analisar as oportunidades e desafios desse setor estratégico para o desenvolvimento sustentável da Bahia. A parceria com a Fundação Aleixo Belov, reconhecida por sua pesquisa e preservação do patrimônio marítimo, eleva a qualidade do conteúdo.
Segundo a SEI, o destaque desse acordo é a elaboração do Atlas do Mar da Capital da Amazônia Azul, um projeto inédito que busca mapear e documentar de maneira abrangente os recursos marítimos do estado, começando pela Baía de Todos os Santos. O atlas será uma ferramenta valiosa para gestores públicos, pesquisadores e investidores, fornecendo informações detalhadas sobre as características geográficas, econômicas e ambientais da região marítima baiana.
A edição da Série Estudos e Pesquisas (SEP) sobre a economia do mar está programada para ser lançada no próximo semestre, enquanto os estudos para o Atlas da Economia do Mar devem ser concluídos nos próximos dois anos. “Este acordo representa um marco para a Bahia, unindo conhecimentos técnico e científico em prol de nosso maior patrimônio natural: o mar”, afirmou o diretor-geral da SEI e Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, José Acácio Ferreira.
Em 2020, a SEI lançou a revista Bahia Análise e Dados (BAeD) com o tema Economia do Mar, disponível para download gratuito no site da instituição.
Comentários Facebook