São Paulo – Marina Helena, primeira candidata à Prefeitura da capital a registrar sua candidatura na Justiça eleitoral, apresentou um plano de governo que promete benefícios financeiros no estilo cashback para indivíduos que praticarem atividades físicas na cidade, além de uma “Operação Lava Jato paulistana” para auditar os contratos.
A apresentação do plano de governo é um requisito para todos os candidatos ao formalizarem o registro da chapa. No plano de Marina Helena, a economista que concorrerá à Prefeitura pela primeira vez destaca que São Paulo enfrenta um período de “decadência econômica” devido à “crescente hostilidade” na cidade.
Para reverter o cenário descrito em seu plano, a candidata do Novo propõe o que ela chama de “gestão disruptiva e transformadora”, baseada principalmente em parcerias com empresas privadas para a implementação de políticas públicas.
O programa “Bairro no Capricho”, por exemplo, prevê a assinatura de Parcerias Público-Privadas (PPPs) para serviços de zeladoria urbana. Já o programa “Trilhas do Futuro de SP” propõe parcerias com o setor privado para capacitação profissional da população. O “Plano de Saúde Paulistano” menciona “vouchers” e a retomada do “Corujão da Saúde”, uma iniciativa da gestão de João Doria na capital, que seria tornada “permanente”.
No entanto, o programa de Marina não apresenta estimativas de custos para os projetos prometidos.
“Operação Lava Jato Paulistana”
A “Operação Lava Jato Paulistana” proposta por Marina Helena consiste, conforme o documento apresentado à Justiça Eleitoral, em uma auditoria dos contratos da Prefeitura, a ser realizada em conjunto com o Ministério Público de São Paulo (MPSP) e o Tribunal de Contas do Município (TCM).
O ex-coordenador da extinta força-tarefa da Lava Jato em Curitiba, o ex-procurador e ex-deputado federal Deltan Dallagnol (Novo-PR), é um dos articuladores da campanha de Marina em São Paulo.
A proposta está inserida em um contexto onde o programa de Marina sugere a melhoria da transparência na administração pública, incluindo uma maior disponibilização de dados públicos e o lançamento de um “Superapp” que integre os serviços públicos.
Cashback
A proposta de benefícios para atividades físicas, o “Cashback do Esporte”, é descrita da seguinte maneira: “Seguindo o modelo de seguradoras, ofereceremos cashback para os cidadãos que praticarem atividades físicas, podendo ser trocado por prêmios ou vales de empresas parceiras”.
Além disso, Marina Helena se compromete a reduzir a tarifa do transporte público, reorganizar linhas e converter a frota da cidade, composta por quase 14 mil veículos, de ônibus a diesel para veículos movidos a metano.
Comentários Facebook